Em 2023, no ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, a cidade é palco, pela primeira vez, do contra-relógio da última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, no dia da apresentação da 83.ª Volta a Portugal Continente, que aconteceu na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, num momento que contou com a presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Para a capital do Alto Minho, receber, de forma inédita, a etapa final da prova rainha do ciclismo nacional assume-se como uma oportunidade ímpar para apresentar o território e para demonstrar as condições de excelência da cidade e do concelho para a prática desportiva nas mais diversas modalidades.
Este é mais um evento nacional que Viana do Castelo acolhe no ano em que será Cidade Europeia do Desporto. Neste momento, está a ser feito um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos desportivos, no âmbito desta nomeação.
A candidatura vianense a Cidade Europeia do Desporto refletiu a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
Atualmente, encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pela autarquia, com o objetivo de proporcionar condições para uma melhoria permanente do treino, aumentando o número de participantes, estimulando a prática e os princípios do associativismo.
O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.