O Município de Alenquer, em honra ao legado do humanista português Damião de Góis, dedica todo o mês de fevereiro a celebrar esta figura histórica. Nascido em Alenquer a 2 de fevereiro, Damião de Góis é homenageado 522 anos após o seu nascimento com um vasto programa cultural que se inicia precisamente na data do seu aniversário.
Entre os dias 2 e 29 de fevereiro, o evento 'Alenquer, Terra de Damião de Góis' engloba um leque diversificado de atividades culturais, incluindo exposições, homenagens, concertos, workshops, debates, e outros momentos de partilha cultural, dirigidos a diferentes públicos. Um dos pontos altos é o Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, inaugurado em 2017 no local onde Góis foi batizado em 1502, na antiga Igreja de Santa Maria da Várzea. Este espaço, gerido pelo Município de Alenquer, será o epicentro de muitas das atividades programadas para fevereiro.
Damião de Góis, considerado um ícone da história de Portugal, do Mundo e de Alenquer, é reconhecido pelo seu papel fundamental na mudança de paradigmas do pensamento religioso e filosófico da Europa. Humanista, historiador, pensador e defensor dos direitos humanos, a sua relevância é sublinhada pela vereadora da Cultura, Cláudia Luís, que enfatiza a importância de homenagear este ilustre alenquerense e de manter viva a sua memória e legado.
A programação deste ano inclui ainda quatro programas educativos dedicados a diferentes faixas etárias, desde o pré-escolar até ao 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Estes programas, com títulos como “O Grande Damião de Góis" e "À Barca, meninos, à barca", têm como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem lúdica e interativa sobre a vida e obra de Damião de Góis e a era dos Descobrimentos.
Além disso, a programação conta com atividades para todas as idades e gostos, conforme salienta Cláudia Luís. Destaca-se um jantar romântico no Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição no Dia dos Namorados, a apresentação do livro "Aldeia das Almas Desaparecidas" por Richard Zimler, e uma conferência sobre "A Casa de Damião de Góis em Alenquer", resultado de 20 anos de pesquisa por Filipe Rogeiro.