No passado sábado, dia 9 de setembro, Adriana Neves, originária do Cadaval, marcou a sua presença na 15.ª edição do concurso "Rainha das Vindimas de Portugal/ Embaixadora da Vinha e do Vinho". O evento é anualmente organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), e este ano contou com a parceria da Cidade do Vinho, Torre de Moncorvo.
O Cadaval, que se tem mostrado assíduo desde o início deste concurso em 2009, enfatiza a importância de preservar e promover as tradições e a cultura rural do povo português, particularmente para as gerações mais novas, através deste evento anual.
Ao concurso concorreram doze jovens, representantes dos municípios associados da AMPV. Os municípios de Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua e Torres Vedras estiveram representados. Todas as participantes foram previamente selecionadas em concursos locais e entre os dias 7 e 9 de setembro, participaram em atividades em Torre de Moncorvo, onde tiveram a oportunidade de conhecer o contexto vitivinícola local.
Durante a gala, realizada no sábado, houve diferentes momentos de avaliação, entre os quais se destaca uma entrevista individual e dois desfiles. No primeiro desfile, Adriana Neves apresentou-se com um traje tradicional da região, gentilmente cedido por Amélia Silva. No segundo, desfilou com um elegante vestido de gala, criado pela loja Marymada, de Vila do Cadaval.
No segmento "Partilha de Sabores", as concorrentes tiveram a tarefa de promover três produtos típicos do seu município. Adriana optou por apresentar o pastel "O Montejunto", o Queijo de Vaca Amanteigado e o Vinho "Confraria" Espumante Meio Seco.
Daniela Ferreira, de Azambuja, foi coroada como a Rainha das Vindimas de Portugal. Patrícia Frasão, do Cartaxo, e Beatriz Quistorp, de Rio Maior, foram distinguidas como 1.ª e 2.ª Damas de Honor, respetivamente. Outros prémios atribuídos incluíram a faixa de Miss Fotogenia a Maria Carvalho de Alenquer e Miss Simpatia a Marta Grega de Palmela. Lara Bigodinho, de Lagoa, conquistou o prémio "A Mais Popular Online".