Para assinalar o Dia Mundial da Floresta Autóctone, a Serra de Montejunto recebeu, no passado dia 23 de novembro, um grupo de alunos do Painho (Cadaval) e da Abrigada (Alenquer). A comemoração contemplou uma atividade de plantação de árvores e de sensibilização para a importância da conservação da floresta nativa daquela serra.
A iniciativa foi mais especificamente acolhida pelo Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e nela participaram os alunos da turma do 6.º ano da Escola Básica Integrada de Abrigada e os alunos da Escola Básica do 1.º ciclo de Painho.
Esta atividade, dinamizada pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval, teve por objetivo sensibilizar os alunos para a importância das espécies que integram o património florestal natural.
A celebração do Dia Mundial da Floresta Autóctone (23 de novembro) constitui uma alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm, nessa altura, melhores condições para a plantação de árvores.
Novembro tem, em Portugal, condições climatéricas mais favoráveis do que março, com temperaturas mais baixas e alguma precipitação, pelo que o Dia Mundial da Floresta Autóctone é habitualmente celebrado com ações de sementeira e plantação, destinadas a preservar árvores autóctones.