Decorreu na passada sexta-feira, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, a cerimónia comemorativa dos 35 anos do Programa Bandeira Azul.
A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da Foundation for Environmental Education (FEE), Nikos Petrou, e nela foram entregues os Certificados Internacionais de participação no Programa Bandeira Azul, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da FEE.
O Município de Vila de Rei participa neste programa desde 2016 e recebeu o certificado de Participação do Programa Bandeira Azul, atribuído à Praia Fluvial do Bostelim.
José Archer, Presidente da ABAE referiu, no decorrer da cerimónia, que “ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas, através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Qua Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.”.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da FEE.
Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.