No dia 11 de abril, às 19h00, o Museu de Almada – Casa da Cidade será palco da inauguração da exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”. Este evento, com curadoria da Câmara Municipal de Almada (CMA), assinala o quinquagésimo aniversário da Revolução dos Cravos e a conquista da liberdade em Portugal, destacando-se pela sua abordagem única ao período revolucionário.
A mostra oferece uma perspectiva profunda através das lentes de Alfredo Cunha, fotógrafo que captou os momentos mais emblemáticos do 25 de Abril e dos meses subsequentes. Dividida em três segmentos temáticos, a exposição reflete sobre a transição de Portugal "Da Guerra à Liberdade", com base nas observações de Carlos Matos Gomes, membro ativo do Movimento dos Capitães. O jornalista Adelino Gomes, que desafiando a censura fez a revolução ecoar pela rádio, relata o dia em "25 de abril de 1974, quinta-feira". Fernando Rosas, historiador e ativista que viveu na clandestinidade, oferece sua análise sobre como o movimento evoluiu para uma revolução em "Depois de Abril".
Os visitantes serão convidados a explorar um conjunto de 56 fotografias, algumas icónicas e outras menos conhecidas, que juntas revelam os antecedentes, os momentos cruciais do dia e o tumulto de um país a caminho de uma transformação rápida e profunda. Estas imagens narram a história dos protagonistas e dos heróis anónimos em Lisboa, cidade onde o Tejo testemunhou a população desobedecendo às ordens de segurança, ocupando as ruas, manifestando surpresa e emoção, e apoiando os jovens soldados, contribuindo assim para o sucesso da revolução.
Além das fotografias, a exposição é enriquecida por reproduções de gravuras de Alexandre Farto, conhecido como Vhils, inspiradas numa fotografia de Alfredo Cunha. Complementarmente, os visitantes poderão apreciar uma projeção multimédia embalada pela música original de Rodrigo Leão e sob a direção e edição de Miguel Brugo Rocha, prometendo uma experiência imersiva e emotiva.
Exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”
Inauguração: 11 de abril, às 19h
De 12 de abril a 28 de setembro
De terça a sábado | 10h-13h e 14h-18h
Museu de Almada – Casa da Cidade
Praça João Raimundo – Cova da Piedade