A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal tem a honra de apresentar uma exposição dedicada a celebrar e analisar o legado de Sebastião da Gama, poeta e pedagogo cuja existência e trabalho se entrelaçam com a majestosa Serra da Arrábida. Esta mostra insere-se nas comemorações do centésimo aniversário do nascimento de Sebastião da Gama, destacando-se pela inclusão de exemplares significativos do seu trabalho, provenientes da coleção da biblioteca.
A exposição, intitulada “Sebastião da Gama”, faz parte do projeto municipal “Autor do Mês” e reúne aproximadamente vinte volumes do acervo do poeta, destacando-se obras como “Diário” e “Cabo da Boa Esperança”. A mostra inclui ainda trabalhos de outros autores que versaram sobre a vida e a obra do ilustre azeitonense, entre os quais se encontra David Mourão-Ferreira.
Aberta ao público de forma gratuita, a exposição estará disponível para visita de 1 a 30 de abril. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00. Os visitantes terão também a oportunidade de assistir a uma biografia em vídeo de Sebastião da Gama, enriquecendo a sua experiência.
Sebastião Artur Cardoso da Gama, nascido a 10 de abril de 1924 em Vila Nogueira de Azeitão, foi um notável contribuinte para a literatura portuguesa, concluindo sua licenciatura em Filologia Românica em 1947 pela Faculdade de Letras de Lisboa. Entre as suas obras publicadas em vida, destacam-se “Serra-Mãe” (1945), “Cabo da Boa Esperança” (1947) e “Campo Aberto” (1951). Infelizmente, a sua vida foi prematuramente interrompida a 7 de fevereiro de 1952, aos 27 anos, devido a tuberculose renal, uma doença que o acompanhou desde a adolescência.