Um concurso de sopas, realizado este sábado, na Casa da Baía, sensibilizou para a importância da alimentação saudável no âmbito da prevenção do cancro da mama.
A iniciativa gastronómica, da campanha nacional Outubro Rosa, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contou com oito sopas a concurso, confecionadas e doadas por cidadãos setubalenses.
Por um donativo de cinco euros, a população degustou as diferentes sopas e provou um dos sumos naturais oferecidos pelo restaurante Bloomy Market e, principalmente, preparados pela equipa de voluntários desta iniciativa promovida na cidade pelo GASET – Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o envolvimento da Câmara Municipal.
Sopa da Pedra, Creme de Feijão Branco e Agrião, Creme de Coentros, Creme de Couve Flor e Espinafres, Sopa de Pastinaga, Sopa do Luís (Caramela), Sopa de Frango e Alho Francês e Sopa Rústica foram degustadas pelos participantes e pelo júri, composto por representantes da autarquia, do GASET, da APPACDM de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal, que no final escolheu os três melhores pratos do concurso.
O primeiro lugar coube a Maria João Braga, com Creme de Couve Flor e Espinafres. Seguiram-se Nana Martynova, com Sopa Rústica, e Mário Canteiro, Creme de Coentros.
Os três premiados receberam taças e livros de receitas e todos os participantes receberam direito a medalhas de participação e diplomas.
No evento solidário, foi ainda possível adquirir sacos de pano “talegos” e cestos criados por utentes da APPACDM, com fruta da época e legumes, doados pelo hipermercado Auchan e pelo Estabelecimento Prisional de Setúbal.
As receitas angariadas com a venda dos “talegos” e dos cestos e com a degustação das sopas reverteram para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A iniciativa contou ainda com uma exposição de quatro telas alusivas à prevenção do cancro da mama e à alimentação saudável, pintadas por dezena e meia de voluntários do GASET.
Para assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, além desta iniciativa, a Rotunda dos Peixes, formada pelas interseções das avenidas 22 de Dezembro, Mariano de Carvalho e Rua Jorge de Sousa, nas imediações da estação dos correios, esteve com iluminação decorativa a rosa.
O movimento Outubro Rosa sensibiliza para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e o 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
Todos os anos, o município, através do Gabinete de Saúde, promove, em colaboração com o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde, diversas ações com informação relevante sobre a doença.