Uma exposição biobibliográfica dedicada à vida e obra do escritor Eça de Queirós está desde hoje patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
A mostra, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, agrega mais de duas dezenas de livros da autoria de Eça de Queirós, bem como de outros autores que abordaram a vida e obra do primeiro escritor realista português.
A exposição, que inclui a exibição de um vídeo sobre a biografia de Eça de Queirós, pode ser visitada até dia 30 novembro, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00.
José Maria Eça de Queirós, nascido a 25 de novembro, na cidade de Póvoa de Varzim, foi o único romancista português a conquistar fama internacional na época em que viveu.
“O Crime do Padre Amaro”, considerado o melhor romance realista português do século XIX, foi o primeiro grande trabalho de Eça e marcou o início do Realismo em Portugal, em 1875.
“O Primo Basílio”, “O Mandarim”, “A Relíquia” e “Os Maias” são outras importantes obras do escritor e diplomata português, falecido em França no dia 16 de agosto de 1900.