O Município de Palmela, através do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GESOS), organizou, nos dias 9 e 10 de outubro, o Curso que assinalou o Dia Nacional dos Castelos, intitulado “Castelos e Muralhas Urbanas no Portugal Medieval”.
A iniciativa registou 85 participantes, que manifestaram a sua satisfação pelos dois dias de formação profícua sobre estes monumentos militares, que desempenharam papéis fundamentais na história portuguesa e continuam a alimentar o imaginário de todos.
Ministrado pela Prof.ª Doutora Luísa Trindade (Universidade de Coimbra), o primeiro dia do curso integrou sessões teóricas sobre diversos tópicos relacionados com o tema: as fontes e bibliografia para o estudo dos castelos, incluindo a análise da importante obra quinhentista “O Livro das Fortalezas de Duarte de Armas”; as múltiplas funções da muralha; a organização da defesa das cidades; as adaptações e alterações da muralha a par da evolução das técnicas de guerra; a muralha como elemento definidor da vida dentro e fora dela; as grandes muralhas tardo-medievais; a apresentação de estudos de caso - Porto, Lisboa , Évora; os restauros do séc. XX ; o castelo hoje, no diálogo com as populações locais, os turistas, os artistas, os investigadores.
Os conteúdos e saberes partilhados, foram complementados com as visitas aos castelos de Pombal, Lousã e Montemor-o-Velho, no dia 10, com aspetos práticos de grande interesse, que permitiram uma compreensão mais completa do castelo medieval.
As comemorações integraram, ainda, a última visita encenada do ano ao Castelo de Palmela, dia 7 de outubro, com as habituais personagens ilustres, numa iniciativa do Museu Municipal.