A Exposição “O Caminho. Uma viagem pintada por Alicia Aradilla”, coleção de aguarelas de Alicia Aradilla sobre o Caminho de Santiago, inaugura dia 30 de outubro, às 17h30, na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, onde poderá ser visitada até 2 de dezembro.
Esta exposição encerra o Colóquio “Espanha, Portugal e o Caminho de Santiago. Caminhos do Caminho”, que decorrerá dia 30 de outubro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, no âmbito da Mostra Espanha 2021.
O projeto de Alicia Aradilla reúne 60 aguarelas criadas pela reconhecida ilustradora e autora de cadernos de viagem, que abordam o caminho com um olhar novo e luminoso. Articulada em três secções fundamentais ―” Caminho”, “Caminhantes” e “Compostela, a cidade e o seu padroeiro” –, com textos explicativos de Feliciano Novoa, doutorado em história e conceituado medievalista, a exposição é complementada por uma secção dedicada ao movimento urban sketch (desenho do ambiente natural e quotidiano através de cidades, caminhos e viagens) do qual Alicia Aradilla é uma referência internacional.
Na mostra, é possível apreciar as aguarelas originais reproduzidas na publicação “El camino ilustrado” da Editorial Planeta, que apresentam as diversas cidades atravessadas pelo Caminho de Santiago ao longo do território espanhol, desde Roncesvalles (França).
Esta exposição inclui, também, material original da autora, nomeadamente, um caderno de viagem ou pincéis e aguarelas que costuma levar na mochila quando viaja, bem como documentação audiovisual (fotografias e projeções) que mostra como a sua paixão pelas aguarelas e pelas viagens a levaram a outros recantos de Espanha e do mundo.
“EO Caminho Ilustrado” ficará patente ao público na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, até 2 de dezembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.