Uma exposição inédita com obras de onze ilustradores, inaugurada este sábado à tarde na Casa da Cultura, presta homenagem ao editor João Paulo Cotrim, que manteve nos últimos anos intensa colaboração cultural com Setúbal.
“Dar de Beber aos Olhos”, patente no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, junta trabalhos exclusivos de oito artistas portugueses e três estrangeiros que trabalharam e privaram com João Paulo Cotrim, falecido recentemente, em particular na Festa da Ilustração, realizada anualmente em Setúbal.
A mostra, uma organização da Câmara Municipal de Setúbal com a DDLX e a editora Abysmo, apresenta trabalhos de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.
Estes ilustradores já marcaram presença na Festa da Ilustração, com exceção do português André Letria e do francês Alain Corbel, artistas em destaque na edição de 2022, a realizar em outubro.
Os trabalhos expostos até final de março, em várias técnicas criativas, acompanhados de pequenos apontamentos literários, incluem um retrato e um desenho de João Paulo Cotrim, da autoria de André Carrilho, inspirado em “O Principezinho” de Saint-Exupéry.
O Diretor do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Liberato, em representação do presidente da autarquia, André Martins, e do vereador da Cultura, Pedro Pina, afirmou que a mostra “marca o início de um conjunto de eventos que Setúbal vai promover para homenagear João Paulo Cotrim”.
Na abertura da exposição, a qual contou com a presença de familiares, amigos e admiradores do editor falecido em dezembro aos 56 anos, Luís Liberato enalteceu a intensa colaboração cultural do homenageado, de que é maior exemplo a Festa da Ilustração.
“Entre as várias atividades dinamizadas em Setúbal, João Paulo Cotrim, juntamente com José Teófilo Duarte e Jorge Silva, deu início à ideia da Festa da Ilustração”, que este ano vai ser-lhe integralmente dedicada.
Este aspeto foi reforçado por José Teófilo Duarte, do atelier DDLX, amigo de João Paulo Cotrim. “Esta é uma primeira homenagem. É o início de algo que vamos fazer na Festa da Ilustração, com iniciativas próprias de homenagem e outras que ele gostaria de fazer.”
Uma das novidades está relacionada com a habitual exposição “Ilustração Portuguesa” da Festa da Ilustração, a qual terá um formato diferente. “Em vez de concurso, vai ter criações de ilustradores convidados”, adiantou José Teófilo Duarte.
A Festa da Ilustração 2022, reforçou, “vai ter outras componentes de maior proximidade com a população e as escolas e, também, iniciativas no estrangeiro”.
Por esse motivo, disse, o Jornal da Festa vai ser trilingue. “Não é uma grande ousadia. É possível e vamos fazê-lo.”
O designer Jorge Silva, curador da Festa da Ilustração, anunciou, na abertura da mostra “Dar de Beber aos Olhos”, que o ilustrador veterano consagrado da edição deste ano da Festa da Ilustração será José de Lemos, “sobretudo conhecido pelo seu trabalho de cartoonista no Diário Popular”.
A próxima iniciativa de homenagem a João Paulo Cotrim é sessão literária, a 25 de fevereiro, na Casa da Cultura, durante a qual são apresentadas obras das poetisas Ana Freitas Reis e Inês Fonseca Santos, ambas da editora Abysmo, fundada por João Paulo Cotrim.
A Casa da Cultura vai entretanto retomar o projeto “Filosofia a Pés Juntos”, impulsionado por João Paulo Cotrim, editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural e responsável pela divulgação e promoção de vários artistas, muitos deles conceituados na atualidade.
A exposição “Dar de Beber aos Olhos”, patente até 31 de março no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, pode ser apreciada de terça-feira a sábado das 10h00 à 23h59 e aos domingos até 22h00.