Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras volta a receber Palimpsesto, o Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica que pretende unir músicos de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia, numa celebração da música e culturas da Ibéria e do Mediterrâneo.
Este segundo momento do Palimpsesto terá um leque de artistas e construtores que chegam a Torres Vedras para demonstrar o que de melhor têm para oferecer. Portugal e Espanha converge, aqui numa plataforma de arte e ideias.
Da Catalunha chega Sérgio González, um influente e admirável tocador de Sanfona que tem sido uma força motriz na divulgação global do instrumento. Será Sérgio a abrir o fim-de-semana com um concerto focado em repertório de sanfona.
No sábado é a vez de César Loureiro Sobral, da Galiza, para partilhar a arte de construir uma sanfona. O seu ofício reflete-se no sucesso dos modelos que cria, que se encontram nas mãos de vários dos melhores sanfoneiros do mundo.
No mesmo dia, Orlando Trindade, das Caldas da Rainha, construtor de instrumentos antigos vem fazer um workshop de construção de instrumentos de cordas.
No final do dia haverá um concerto do Palimpsesto Ensemble, uma aliança musical entre os músicos torrienses Rubem Monteiro, Dinis Coelho, Christian Marr’s, Tiago Santos, Raquel Monteiro e Carla Costa e os artistas espanhóis Diego López e Sérgio González, que interpretarão temas tradicionais dos vários cantos do Mar Mediterrâneo numa bonita fusão de instrumentos e troca de influências.
No domingo haverá dois workshops, o primeiro de Sanfona com Sérgio González e o segundo de percussões do Mediterrâneo com Diego López, percussionista valenciano, que se destacou em vários ensembles de música mediterrânica.
Simultaneamente aos eventos dos dias 14, 15 e 16 de Janeiro, o Ciclo irá contar com a presença de vários construtores de instrumentos tradicionais e associações de investigação e divulgação da música tradicional lusa. Entre eles constam a Associação Gaita-de-Foles (Lisboa); Inocêncio Casquinha (Alverca do Ribatejo); Luís Eusébio (Óbidos); Orlando Trindade (Caldas da Rainha); e Mário Estanislau e Victor Félix, representantes da Sons da Música – Construtores de Instrumentos Musicais (Torres Vedras). Estarão, também, expostos e disponíveis para venda alguns dos exemplares de instrumentos portugueses e ibéricos.
Esta é a primeira edição do Palimpsesto – Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica em Torres Vedras, que é uma iniciativa da Associação Musicálareira, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Kontraproduções, numa coprodução com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e produzido pela West Wave Productions.