O Festival de Francesinhas, a decorrer até dia 15 de agosto no Largo José Afonso, em Setúbal, é uma proposta diferente que se enquadra na intenção do município de promover a diversificação e o intercâmbio gastronómico, apontou a vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro.
“Valorizamos muito os nossos produtos locais, mas também achamos que devemos dar lugar a conhecer outras regiões do nosso país, outras geografias, outras gastronomias”, salientou a autarca na abertura do evento, ontem à tarde.
Carla Guerreiro, ao convidar os setubalenses e os visitantes a degustar francesinhas no Largo José Afonso, sublinhou que se trata de “um produto do Porto” que nestes dias está presente em Setúbal, “também na perspetiva de mais tarde” a região sadina poder igualmente levar os seus próprios produtos para outras cidades.
“Vão ser dias de diversão e esperamos que todos os setubalenses e aqueles que nos visitam passem por aqui e tenham a oportunidade de degustar este bom produto, que vem de outras bandas, mas que é muito bem-vindo a Setúbal”, assinalou.
Cinco restaurantes da zona do Porto servem em Setúbal a sandes típica portuense num festival que decorre de 10 a 15 de agosto, no Largo José Afonso, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
O Festival de Francesinhas, a funcionar todos os dias entre as 12h00 e as 15h00 e entre as 18h00 e as 23h00, conta com a participação dos restaurantes Cufra, I Love Eat Francesinhas, Alicantina, Taberna Portuense e Mirone, este de Vila Nova de Gaia, que apresenta cachorrinhos portuenses.
Num recinto com esplanada comum, embora cada estabelecimento tenha o seu espaço, e preparado para receber 350 pessoas, as doses individuais das francesinhas são vendidas por dez euros, com exceção da versão vegan.
Neste evento, organizado pela primeira vez em Setúbal, o público deve adquirir senhas para pedir a comida e bebida em cada restaurante.
A parceria efetuada com a empresa organizadora do evento inclui a realização do Festival da Ostra de Setúbal, que decorre, no mesmo formato e local, de 5 a 9 de outubro.