O padroeiro de Setúbal, S. Francisco Xavier, homenageado esta manhã na data do seu falecimento, completa quatrocentos anos de canonização em 2022, o que, de acordo com o anunciado na cerimónia, motivará um programa especial comemorativo.
“Para o ano, comemoram-se quatrocentos anos da canonização, em 1622, de S. Francisco Xavier. Exige-se, por isso, que se constituam mais meios e recursos para que o trabalho da preservação e da divulgação da história desta figura ímpar ganhe um fôlego ainda maior”, afirmou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na cerimónia evocativa de deposição de flores na estátua em homenagem ao missionário, no jardim da beira-mar.
O bispo de Setúbal, D. José Ornelas de Carvalho, mostrou-se satisfeito pelo facto de se exaltar a ligação entre o passado e o presente. “Essa data é uma ocasião feliz para podermos honrar uma figura do passado e perceber o que isso significa no presente desta cidade, à semelhança do que foi feito em 2020, nas celebrações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz.”
O bispo de Setúbal fez ainda uma reflexão sobre a importância da história. “A história é trabalhar as nossas raízes para que o futuro que se faz não seja simplesmente uma continuidade tecnológica. É fundamental deixarmos a nossa marca com os valores da nossa identidade.”
A passagem de S. Francisco Xavier por Setúbal, na primeira metade do século XVI, quanto partiu para o Oriente em missão de evangelização, marcou a população ao ponto de esta pedir que fosse proclamado padroeiro da cidade, facto que se concretizou em 1703.
O presidente da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, entidade que organiza as comemorações de S. Francisco Xavier juntamente com a Câmara Municipal e Vigararia de Setúbal, indicou que a cerimónia desta manhã, “apesar de singela”, é “uma das mais importantes da cidade”.
O programa comemorativo dos 456 anos do falecimento de S. Francisco Xavier, que contou com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, incluiu ao início da manhã, na Igreja de S. Julião, uma eucaristia presidida pelo bispo D. José Ornelas.
Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região de Navarra, junto dos Pirenéus franceses.
Depois de ordenado sacerdote, o padre jesuíta partiu em missão de evangelização dos povos do Oriente, como Índia, Japão e China. Foi nessa viagem, com início em 1540, que passou por Setúbal. Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado a 1622.