A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal apresenta, durante o mês de setembro, duas exposições de homenagem à vida e obra de Bocage, no âmbito do ciclo “Autor do Mês”.
Além de uma mostra bibliográfica com obras escritas pelo poeta sadino, o tributo a Bocage, neste mês de setembro em que se assinalam 256 anos do seu nascimento, inclui a reposição de “O Sábio é Cidadão do Mundo Inteiro – A Viagem em Balão do Capitão Lunardi – Outros Cientistas e Inventores”.
A exposição, que esteve patente na biblioteca em 2016, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, é composta por uma dezena de ilustrações elaboradas por alunos da Escola Secundária du Bocage sobre o poeta e nove cientistas contemporâneos.
As ilustrações dos cientistas são acompanhadas de texto, com uma pequena biografia de cada um e as principais descobertas que os notabilizaram, também da autoria dos estudantes.
Os alunos conceberam também uma ilustração de Bocage, complementada com a descrição comparativa de um facto científico e histórico que o inspirou.
Trata-se da viagem em balão de Vincenzo Lunardi em 1794 com partida do Terreiro do Paço, em Lisboa, um acontecimento para a época, que levou Bocage a escrever um poema de elogio ao militar e inventor italiano e à ciência, o qual pode ser lido num dos painéis em exposição.
“O Sábio é Cidadão do Mundo Inteiro – A Viagem em Balão do Capitão Lunardi – Outros Cientistas e Inventores” está patente até ao final deste mês de setembro na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
Até ao dia 15, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e, a partir de 16 de setembro, com a entrada do horário de inverno, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado das 14h00 às 19h00.