O programa “Setembro Cultural” está de regresso à vila de Odemira, com o objetivo de promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população, seguindo todas as orientações da Direção Geral de Saúde.
Ao longo do mês de setembro irão decorrer espetáculos presenciais e online, com destaque para a música, cinema, animação de rua, teatro, exposições, no âmbito da comemoração do Dia do Município e da tradicional Festa Religiosa em Honra de Nossa Senhora da Piedade, do aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, do Festival Sete Sóis Sete Luas, do Festival Terras Sem Sombras e das Jornadas Europeias do Património.
Para assinalar o 21.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, dia 5 de setembro, pelas 11h00, os mais novos terão a já habitual sessão especial online da Hora do Conto na página de Facebook do Município de Odemira. Pelas 21h30, no Jardim Sousa Prado, está agendada uma Sessão de Contos com Jorge Serafim.
Entre os dias 7 e 8 de setembro comemora-se o Dia do Município e presta-se homenagem à Padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas. Destaque para o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, um projeto educativo e histórico sobre Odemira, integrado na programação “Cultura em rede”, promovida pela CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e com financiamento no âmbito do Alentejo 2020. A noite de 7 de setembro conta com a atuação dos Cantadores do Alentejo (finalistas do Portugal Got Talent), no Cerro do Peguinho, um Espetáculo Pirotécnico e a atuação da Banda Linhas Cruzadas, na Zona Ribeirinha. Na manhã de dia 8 decorrerá a apresentação do livro “Odemira – Património, Religião, Sociedade e Território”, de António Martins Quaresma e José António Falcão, no Cineteatro Camacho Costa. As celebrações religiosas decorrerão no dia 8 de setembro, com Missa Campal em Honra da Nossa Senhora da Piedade. A noite encerra com a atuação do Grupo Senza, na Zona Ribeirinha.
O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e da lusofonia, com espetáculos musicais e de circo acrobático, nos dias 9, 10, 11, 12 e 20, na Zona Ribeirinha e Cineteatro Camacho Costa. Nos dias 18 e 19, o concelho recebe mais uma edição do Festival Terras Sem Sombra, com atividades dedicadas ao património e biodiversidade, em Vila Nova de Milfontes, e um espetáculo de música clássica, em Odemira. A edição de 2021 das Jornadas do Património, com o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, vão ser assinaladas em Odemira com a exibição de um filme produzido pelo Município de Odemira, nas páginas oficiais do Facebook e Youtube.
Os espetáculos serão condicionados ao número de lugares disponíveis, sendo necessária a reserva de lugares, através do contacto 283320900 ou presencialmente, no edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural. Para a Sessão de Contos, a reserva de lugares deverá ser efetuada através da Biblioteca Municipal, com o número 283320930.