“Quantas cores tem uma viagem?” é a denominação da mais recente exposição permanente do Museu – a Estação, aberta ao público desde o dia 10 de dezembro. Criada por Maria Madalena, a exposição é direcionada primordialmente para crianças, seja em visitas escolares ou em contexto familiar.
Este projeto contou com a colaboração da Associação Bengala Mágica, uma medida inclusiva que visa permitir que visitantes cegos ou com baixa visão possam experienciar a exposição através do tato. A exposição, que mescla fotografias a preto e branco com ilustrações coloridas, retrata a evolução histórica do comboio de forma visualmente rica e educativa.
Maria Madalena, de 25 anos, é uma talentosa Artista Plástica, formada em Escultura e com um mestrado em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Antes disso, especializou-se em Realização Plástica do Espetáculo na Escola Artística António Arroio. Entre 2012 e 2018, Madalena realizou várias exposições individuais, com destaque para uma mostra de pintura no ISPA - Instituto Universitário de Lisboa. Em 2019, ilustrou o livro “Ver e Ler, Ler e Ver”, escrito por Gonçalo M. Tavares e publicado pela Foco Musical.
A entrada para a exposição é gratuita e está acessível no Museu – a Estação de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30, e das 14h00 às 17h00, fechando à 2.ª feira e em feriados. Organizada pela Câmara Municipal de Palmela e com o suporte da Associação Bengala Mágica, a exposição alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030.