Num ambiente descontraído e animado, o Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, recebeu a 9.ª edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos. Este domingo, onze embarcações singulares, construídas com os mais variados materiais, deslizaram pelas águas do Sado perante o olhar atento de cerca de trezentos entusiastas que se juntaram para assistir ao evento.
Originalmente planeado para o dia 17 de setembro, o evento teve de ser reagendado para 1 de outubro devido a condições climatéricas adversas. Todavia, todos os participantes concluíram a regata com sucesso. Destacou-se a equipa “Cana Canoa”, que com uma embarcação singularmente feita de canas e revestida por tela plástica, arrecadou os prémios de mais rápida e mais ecológica.
A embarcação “Team Anzol Manhoso”, ornamentada com uma jangada de grandes dimensões, uma bandeira de pirata e até uma sereia entre os tripulantes, levou para casa o troféu da embarcação mais insólita. Por outro lado, o Moto Clube de Setúbal distinguiu-se como o mais rápido entre as embarcações do movimento associativo.
Não ficando nenhuma equipa sem reconhecimento, foi também atribuído um prémio consolação à embarcação “Vamos Só”, que finalizou a regata em último lugar.
As embarcações começaram a ser construídas in loco a partir das 08h30, com materiais escolhidos por cada equipa, desde que fossem flutuantes. Após a competição, todas foram desmontadas e os materiais devidamente encaminhados para contentores de reciclagem.
Após a regata, que teve início às 11h30, os prémios foram entregues pelas mãos de Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, e Paulo Mesquita, representante da Academia de Rugby Club de Setúbal, entidade coorganizadora do evento. Esta regata contou ainda com a colaboração de várias entidades locais, incluindo o Clube de Canoagem, o Clube Naval Setubalense, entre outros.