O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou na passada sexta-feira, durante a abertura do Festival de Francesinhas, que este evento, que decorre até 18 de agosto no Largo José Afonso, representa mais uma iniciativa de dinamização gastronómica e cultural na cidade.
“Esta é mais uma oportunidade para vivenciar animação gastronómica na nossa cidade, aqui no Largo José Afonso. Convido todos a visitar o festival e a provar uma francesinha à moda do Porto”, afirmou André Martins após visitar os quatro restaurantes oriundos do Porto que participam no evento, organizado com o apoio da Câmara Municipal.
Francisco Freixinho, organizador do festival, destacou que este é o maior evento do género realizado a sul de Lisboa, prevendo a presença de “10 a 12 mil pessoas” ao longo dos dez dias em que decorre o festival.
“Este é o maior festival deste tipo a sul de Lisboa. O primeiro ano foi positivo, o segundo ano foi excelente, e as expectativas para este ano são ainda mais elevadas. No ano passado, o único inconveniente foi o calor extremo. Este ano, esperamos entre 10 a 12 mil visitantes ao longo dos dias do festival”, afirmou.
Durante o evento, o tradicional prato portuense é preparado pelos restaurantes Cufra, Alicantina, Alfandega Douro e Santa Francesinha, todos provenientes do Porto, que além das receitas clássicas, apresentam duas novas opções: uma francesinha preparada em forno de lenha e outra em versão vegan.
O Festival de Francesinhas, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo em Setúbal, tem entrada gratuita e oferece refeições ao almoço, entre as 12h00 e as 15h00, e ao jantar, das 18h00 às 23h00.