O programa de animação da Feira do Livro de Lagos teve um início auspicioso com a apresentação do novo livro do historiador Artur de Jesus. Esta edição, promovida pela Câmara Municipal de Lagos, foca-se no Cemitério Velho de Lagos, desvendando a simbologia artística dos monumentos funerários através da observação da paisagem cemiterial, do registo fotográfico de Francisco Castelo e da pesquisa que acompanhou o trabalho. A obra retrata a cultura, a sociedade e a história da cidade nos séculos XIX e XX, e está disponível para venda no stand do município na Feira do Livro. Com 167 páginas, é uma leitura recomendada. Em breve, haverá visitas guiadas ao Cemitério Velho de Lagos, para as quais os interessados devem ficar atentos e inscrever-se.
A abertura da exposição "UMA AVENTURA" também teve grande impacto e estará patente no Armazém Regimental até ao final da Feira do Livro. Composta por 66 painéis que reproduzem as capas dos livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ilustradas por Arlindo Fagundes, a mostra percorre a linha do tempo desde o 1.º livro, datado de 1982, até ao último, publicado no ano passado. A apresentação foi feita pelo curador da exposição, Nélson Mateus, ele próprio autor de obra publicada, homenageando assim as autoras e uma coleção marcante da literatura infantojuvenil.
A Feira do Livro de Lagos continuará a animar a Praça do Infante, em Lagos, até ao próximo dia 15 de agosto, com diversos expositores, incluindo livreiros, vendedores de discos de vinil, artesãos, e entidades ligadas ao xadrez e jogos tradicionais. A feira também contará com estátuas vivas, contos, espetáculos musicais e várias apresentações de livros para todas as idades e gostos.
Entre os expositores participantes estão Ana Paula Batista (artesanato), Até à Lua, FNAC Lagos, Livraria Internacional, Livros da Ria Formosa, Palmo a Palmo, Poets & Dragons, Saturn Music, Secção de Xadrez da Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes (com o apoio da JF São Gonçalo de Lagos) e Timo Dillner.