Petiscos tradicionais e animação musical preencheram, ontem à tarde, a primeira sessão de um novo evento gastronómico de dinamização da Mercearia Confiança de Troino, localizada no Largo Machado dos Santos, na Fonte Nova, em Setúbal.
A primeira de duas “Tardes à Merceeiro” reviveu os velhos tempos dos largos animados e das mercearias dos bairros típicos, num evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal que deu a conhecer os novos menus que passam a estar disponíveis regularmente na Mercearia Confiança de Troino.
Ao som do cante alentejano pelo Grupo Coral Os Amigos dos Sadinos, os participantes nesta iniciativa, que decorreu na esplanada daquele equipamento municipal, degustaram petiscos como chouriço assado, tábuas de enchidos e de queijos e presunto pata negra.
A próxima tarde, dedicada aos sabores do mar e às conservas e já com lotação esgotada, realiza-se no dia 9, entre as 18h00 e as 20h00.
“Cavala Verde”, com mistura de alfaces, espargos brancos, orégãos e vinagre de maçã, “Polvo à Merceeiro”, em tomate com pão, azeitonas com pimentos e tapas de presunto ibérico, e “Atum do Bairro”, com salada, queijo fresco, iogurte natural, balsâmico e alface, são alguns dos sabores em destaque.
Há ainda “O Mexilhão é que paga”, uma colher de mexilhão em escabeche, estaladiço de pão, limão e flor de sal, bruschetta de sardinha e pimentos, “Sardinha à Árabe”, em azeite com húmus e pimentão, pão, azeitonas e gilda, e “Sardinhas Baianas”, em azeite com abacate, limão, azeitonas e tomate seco.
Os menus, com os preços de 15 euros, duplo, e 8,5 euros, individual, incluem uma bebida a copo à escolha entre sangria de moscatel, vinho branco ou tinto da região, refrigerante e cerveja.
Fundada em 1926, a Mercearia Confiança de Troino dá atualmente a conhecer, no âmbito de um projeto de gestão a cargo da Câmara Municipal de Setúbal por protocolo com o proprietário, a importância que teve no quotidiano da comunidade, assumindo-se como local aglomerador de experiências humanas e históricas.
O equipamento funciona como espaço lúdico-pedagógico, no qual é possível recuperar curiosidades sobre a história de Setúbal e dos seus habitantes, conhecer os utensílios e máquinas que serviam o antigo espaço comercial e saborear alguns dos melhores produtos regionais na esplanada de um dos mais típicos bairros setubalenses.