Após vários adiamentos decorrentes da situação de pandemia, decorreu na terça-feira, no dia 9 de novembro, no Palácio Fronteira, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos “Prémios SOS Azulejo 2019-2020”.
Nesta edição, excecionalmente bianual, foram atribuídos 9 Prémios, 1 ex aequo e 6 Menções Honrosas. Perante um vasto auditório, com a presença de todos os parceiros e premiados desta iniciativa, foi entregue pela organização a Menção Honrosa na categoria Ação Comunitária.
O painel coletivo de azulejos dedicado às Camélias foi realizado do âmbito do PIICIE – Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com o Município de Celorico de Basto e Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, envolvendo toda a comunidade escolar do concelho: alunos, dirigentes, professores e auxiliares, a iniciativa surgiu de uma proposta do Professor/Escultor Vítor Resende que assumiu também a coordenação técnica do projeto e esteve presente na entrega do prémio.
Para este responsável, “é o reconhecimento do valor da obra realizada e um grande incentivo para a continuidade e o trabalho que se vai realizar no futuro”. Este painel surge de uma evolução extraordinária de um painel, realizado em 2017 em Gandarela, na altura realizado com desenhos produzidos em cartão. Ver este painel produzido em azulejo, colocado num local de visibilidade e agora reconhecido com um prémio de dimensão nacional é um motivo de orgulho e satisfação para todos os envolvidos”.
O painel coletivo de azulejos tem como temática as Camélias, como forma de valorização do nosso “Património de Encantar”. O envolvimento de toda a comunidade resultou num trabalho composto por mais cerca de azulejos realizados individualmente, que deram origem a uma composição conjunta de elevado valor estético, mas também simbólico, uma vez que representam o empenho individual dos Celoricenses na concretização na causa comum de valorização do seu património. O Painel está colocado na Ecopista da Linha do Tâmega, junto à estação da Vila, seguindo o desígnio do Município de Celorico de Basto de colocar obras de arte ao longo deste equipamento muito procurado por locais, visitantes e turistas.
Para José Peixoto Lima, Presidente da Autarquia Celoricense,” este é um prémio muito importante, que premeia o arrojo dos artistas locais, o esforço da comunidade escolar e o trabalho em equipa realizado por várias instituições e individualidades. É o primeiro trabalho realizado nesta área e trabalharemos afincadamente para que não seja o último, promovendo com envolvimento de toda a comunidade e a valorização da arte e da cultura como elementos fundamentais na promoção do concelho”.