Decorreu, no passado dia 6 de novembro, em Montejunto, uma ação de voluntariado ambiental para controlo de plantas invasoras, que envolveu cerca de 30 voluntários, numa iniciativa da Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval.
O objetivo foi o de apelar à consciencialização de todos em prol da conservação da floresta, em particular da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
A atividade teve mais precisamente lugar na Mata Nacional da Quinta da Serra, local onde se encontram espécies exóticas invasoras como é o caso das acácias (austrálias, mimosas).
Segundo Paula Almeida, técnica do Município do Cadaval, estas plantas estão listadas em legislação nacional específica sobre espécies invasoras e exigem uma tomada de consciência e uma atuação concertada pelas entidades responsáveis pela gestão da Paisagens Protegida da Serra de Montejunto, proprietários e comunidade em geral.
«Neste trabalho, estamos a controlar não só os exemplares mais jovens dentro do espaço da Real Fábrica do Gelo como os de maior porte existentes na proximidade do estacionamento do Centro de Interpretação Ambiental. As zonas intervencionadas vão posteriormente ser objeto de plantação de espécies nativas», declara Paula Almeida.
A organização agradece ao Agrupamento de Escuteiros do Vilar e a todos os que aderiram a esta ação de voluntariado para controlo de acácias na Mata Nacional da Quinta da Serra.