Depois de um ano de interregno, o Município de Vendas Novas leva a efeito, no próximo dia 5 de fevereiro, a “A Passagem da Princesa”, recriação simbólica da passagem de D. João V e da família Real por Vendas Novas.
A iniciativa fará alusão ao episódio que ficou conhecido como “A Troca de Princesas”, o qual deu origem, em 1729, por ordem de D. João V, à construção do Palácio das Passagens, em Vendas Novas. O edifício serviu para albergar a família Real na viagem para Badajoz, e depois na volta para Lisboa, aquando da célebre troca das princesas no Caia. Historicamente, estamos a falar do acordo firmado entre os dois reis peninsulares, no qual D. Maria Bárbara (filha de D. João V) iria para Espanha para casar com D. Fernando, e D. Mariana Vitória (filha de Filipe V de Espanha), viria para Portugal para ser esposa do futuro rei D. José I.
Assim, este sábado, pelas 10h00, numa charrete puxada por cavalos, a comitiva composta pelo Rei D. João V, os seus filhos – a princesa D.ª Maria Bárbara e o príncipe D. José, e pela rainha Maria Ana de Áustria, irá passar por alguns bairros de Vendas Novas até chegar, pelas 11h00, ao Palácio das Passagens (atual Regimento de Artilharia n.º 5). Aqui a família real irá subir à varanda para se dirigir à população e apregoar as “Vendas Novas”, ou seja, os acontecimentos que irão surgir durante este ano na cidade.
A chegada será também acompanhada por música erudita, jogos da época e por um Mercadinho Real. Mediante marcação será também possível visitar o Palácio das Passagens.