A cerimónia de apresentação do livro vencedor da XIII Edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca “Contos de Macau”, da autoria de João Morgado, sob o pseudónimo de Liang, realiza-se dia 16 de outubro às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
A obra vencedora da 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca recebeu a unanimidade do júri, que classificou “Contos de Macau” de um grande lirismo. “As narrativas dos vários contos deixam transparecer uma elevada qualidade estética e um excelente domínio da linguagem. A atmosfera da cultura oriental está muito bem representada, seduzindo a atenção do leitor”.
O Município de Santiago do Cacém ao criar o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto em que o autor revelou toda a sua excelência. Contribui, simultaneamente, para a revelação de novos criadores em língua portuguesa.
O Prémio distingue uma coletânea de contos originais, por autor maior de idade, natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona. O primeiro prémio do concurso recebe um valor pecuniário de quatro mil euros e tem a sua obra editada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.