“Recortes de Inovação numa produção de tradição – O Figurado de Cidália Trindade” é o nome da exposição que estará patente entre 8 de outubro a 14 de novembro, na Torre Medieval.
A artesã Cidália Trindade, apesar de gostar da modelagem, arte que já desempenhava no passado, considerou que o figurado seria o caminho a percorrer, onde a criatividade e a imaginação não têm limites. É também um percurso mais desafiante, já que teve de aprender novas técnicas de modelagem e pintura. Gosta de apresentar as suas peças com cores vivas e variadas, feitas a partir de tintas de água, que ela própria mistura até chegar à cor que mais lhe agrada.
Enquanto artesã, as primeiras peças que produziu foram uns presépios e, como correu bem, achou que devia começar a fazer outras peças, mais variadas e coloridas, tais como: os galos, os músicos, as minhotas, os santos, entre outras.
De referir que, Cidália Trindade representa a temática floral num registo singular, no âmbito da produção de figurado.
Embora o seu percurso na área do figurado de Barcelos, seja, ainda, muito curto, a artesã sente-se realizada profissionalmente e nota que o seu trabalho já vai sendo reconhecido e procurado pelo público, principalmente nas feiras de artesanato em que participa.
Este reconhecimento é comprovado pela distinção “Prémio Revelação Artesanato Tradicional” que lhe foi atribuído na 38.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, em 2021, em face do percurso que tem desenvolvido.
Neste sentido, pretende-se com a presente exposição individual de Cidália Trindade, dar a conhecer o seu trabalho, a sua criatividade e a paixão pela arte, bem como promover esta produção certificada que é o Figurado de Barcelos, o qual constitui um precioso património que muito orgulha os barcelenses.
A exposição pode ser visitada, na Torre Medieval de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.