A tradicional celebração das "Sonoridades & Sabores" está de volta ao concelho de Odemira, prometendo embalar os residentes e visitantes com a genuína música e gastronomia locais. Este roteiro, que ocorrerá de setembro a dezembro de 2023, será composto por seis momentos distintos.
Destacando a riqueza cultural da região, a iniciativa une os mais autênticos petiscos e pratos locais ao cante ao baldão, à viola campaniça, aos acordeonistas e a outros elementos da música tradicional. Este é um esforço claro para dinamizar as aldeias das freguesias de Odemira, promovendo eventos que valorizem a identidade local.
O 1.º momento deste roteiro terá lugar no dia 23 de setembro, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, em São Teotónio. A 21 de outubro, será a vez do Centro Social da Junta de Freguesia de Luzianes-Gare receber o evento. No dia 11 de novembro, a Associação de Moradores de Algoceira e Vale do Bispo, situada em São Salvador e Santa Maria, acolherá a celebração. No final de novembro, mais precisamente no dia 25, o Café Miguel em Ribeira do Salto, em Relíquias, será o cenário escolhido. O penúltimo encontro acontecerá a 2 de dezembro no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, culminando a 16 de dezembro no Café Eira da Lagoa, em Colos.
Nos dias de evento, a partir das 16h00, o cante ao baldão e a viola campaniça serão os protagonistas. Pelas 18h00, os poetas populares da região partilharão a sua arte e, a partir das 19h00, a música tradicional tomará conta do ambiente, com destaque para o Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça de São Martinho das Amoreiras e os acordeonistas locais, entre outros.
A organização deste roteiro está a cargo da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em conjunto com o Município de Odemira, e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de São Teotónio, Luzianes-Gare, São Salvador e Santa Maria, Relíquias, Santa Clara-a-Velha e Colos.