O Castro de Pragança, localizado na Serra de Montejunto, será o palco de um relevante evento cultural. No dia 24 de setembro, às 15h30, terá lugar a apresentação do livro “A Metalurgia do Povoado de Pragança, Cadaval, no contexto da Idade do Bronze / I Idade do Ferro na Estremadura”. Esta obra, da autoria da investigadora Ana Ávila de Melo, resulta da sua Tese de Doutoramento, elaborada no prestigiado Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Ana Ávila de Melo é natural de Lisboa. A sua formação académica iniciou-se com uma licenciatura em História e, posteriormente, uma Pós-Graduação em Ciências Documentais – Arquivo, ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A mesma instituição acolheu a sua pesquisa de Mestrado em Pré-História e Arqueologia. Contudo, o culminar da sua formação académica, o Doutoramento em Arqueologia, foi concluído em 15 de junho de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
No que toca à sua carreira profissional, entre 2000 e 2016, Ana exerceu funções editoriais no Museu Nacional de Arqueologia. Posteriormente, integrou a equipa do Arquivo do Forte de Santarém, no âmbito da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). Desde 2022, a investigadora faz parte do Interdisciplinary Center for Archaeology and the Evolution of Human Behaviour (ICArEHB), uma unidade de investigação da Universidade do Algarve. O seu currículo inclui mais de 30 trabalhos publicados em renomadas revistas nacionais e internacionais, abrangendo áreas como a Pré-história, Idade do Bronze, Arqueometalurgia, História da Arqueologia e Arqueologia de Género.