No arranque do 1.º trimestre de 2024, Alenquer, concelho que ostenta mais de 8 mil hectares de vinha, será o palco de um destacado evento vinícola: o concurso Escanção Seleção Europa. Este certame eleva o orgulho da região, sublinhando ainda mais a ligação intrínseca do município ao mundo vinícola, conforme expresso pelo presidente da Câmara de Alenquer.
A "finalíssima" deste concurso terá lugar em março de 2024. "Este será um evento marcante para Alenquer e extremamente relevante para os produtores vinícolas. Expresso a minha gratidão à Associação dos Escanções de Portugal pela confiança depositada ao selecionar Alenquer para acolher este evento grandioso", declarou Pedro Folgado, durante a Alma do Vinho'2023, a principal celebração vinícola da região de Lisboa.
No mesmo evento, Tiago Paula, Presidente da Direção da Associação dos Escanções de Portugal, abordou as expectativas para o certame de 2024. "Esta final irá acolher os finalistas do Concurso Nacional de Escanções. O propósito deste concurso é identificar o representante ideal para as competições internacionais, que atualmente englobam 68 nações. O nosso objetivo é garantir que Portugal esteja magnificamente representado, tendo em vista a promoção dos nossos vinhos", afirmou.
Este concurso, a decorrer em Alenquer, servirá de antesala para o Mundial de Escanções, programado para 2026, com Portugal como anfitrião. Esta ocasião visa solidificar o nome de Portugal, não apenas como produtor vinícola de referência, mas também como destino enoturístico. A Associação dos Escanções de Portugal colaborará com a ASI (Association de la Sommellerie Internationale) na organização deste evento de dimensão global.