A exposição de pintura de Joaquim Marques, “Além da Matéria”, inaugura a 12 de novembro e vai estar em exibição na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, até 15 de janeiro do próximo ano.
“Além da Matéria” reúne trabalhos a aguarela e acrílico sobre papel de médio e grande formato que giram em torno do tema materialidade/imaterialidade. Segundo a ciência quântica e algumas religiões orientais, toda a matéria é energia. Toda a energia flui.
Evocando um imaginário onírico que, por vezes, alude a uma estética oriental, os trabalhos de Joaquim S. Marques convidam à contemplação. O artista gosta de trabalhar sobre papéis de grande formato deitados no chão, socorrendo-se de apetrechos improváveis como esfregona e espanador para colocar água e tinta. Ao caminhar sobre o papel ainda húmido, o artista pode observar e sentir a imagem que aparece por baixo dos seus pés. Tempo e espaço diluem-se na água que inunda o papel.
O horário de visita é o seguinte: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00. A inauguração está marcada para as 18h00 do dia 12 novembro. A entrada é livre.