A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira entre os dias 05 e 08 de setembro.
O programa do evento resulta de um trabalho colaborativo da comissão organizadora.
A Feira contará com a presença de países, instituições nacionais e regionais, representantes e manifestações dos patrimónios imateriais reconhecidos pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, além de mostras botânicas e de sementes. Haverá também demonstrações gastronómicas e música mediterrânica com concertos ao vivo de intérpretes de Espanha, França, Itália, Marrocos e Macedónia.
Música portuguesa, danças tradicionais, artes performativas, exposições e visitas voltam a integrar este vasto programa multicultural. Este ano, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Algarve promove uma exposição, mesa redonda e visita à obra galardoada na 3.ª edição do prémio regional de arquitetura.
Estão previstos, igualmente, diversos seminários, nomeadamente, no dia 05 de setembro, sobre a “Importância da Sustentabilidade e Saúde dos Solos”, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.
Destacam-se os espetáculos gratuitos que animarão diferentes espaços durante os quatro dias do evento.
Uma das novidades desta edição é a colaboração da Fundação INATEL, cuja programação decorrerá no palco da antiga lota, onde a música portuguesa marcará presença.
No dia 05 de setembro (quinta-feira), no espaço da antiga lota, o INATEL apresenta o projeto “Cara de Espelho”, que reúne seis figuras ilustres da música portuguesa. No palco do Castelo, o cantor espanhol de flamenco cigano, Duquende, prestará homenagem a Paco de Lucía. Na Praça da República, na noite inaugural da Feira, o pai do rock português, Rui Veloso, marcará presença. A noite terminará no Jardim do Coreto com o baile tradicional dos portugueses "Balsol".
Na sexta-feira, dia 06, Júlio Pereira, músico e instrumentista de cavaquinho, atuará no palco INATEL (antiga lota). No palco do Castelo, os italianos “Kalàscima” trarão uma mistura de música de dança ritual tradicional de Taranta (Salento, sul da Itália) com influências como Balkan, Klezmer, irlandesa e música eletrónica. Na Praça da República, o projeto pop português “Amália Hoje” com Sónia Tavares e, logo de seguida, no Jardim do Coreto, “Trigo Migo” de Itália.
No dia 07 de setembro (sábado), no palco INATEL, será possível apreciar a música tradicional portuguesa com a "Brigada Vitor Jara". No palco do Castelo, os marroquinos "Tarwa N-Tiniri" irão atuar. Na Praça da República, a cantora Sara Correia será a atração principal. Já no Jardim do Coreto, o público poderá desfrutar da performance do grupo francês "Le Bal l´Ephémère".
A encerrar, no domingo, dia 08, no jardim do Coreto, dançaremos com os espanhóis Vegetal Jam. José Manuel David apresentará “Cantar A Eito”, no palco INATEL. No palco do Castelo, atuarão os “Kočani Orkestar” da Macedónia, com influências das Balcãs e ritmos turcos. Na Praça da República, o português Fernando Daniel fechará o ciclo de concertos do palco principal.
No mesmo dia, 08 de setembro, pelas 09h30, realizar-se-á a marcha e corrida da Dieta Mediterrânica, inserida no calendário do Algarve, numa organização conjunta do Município de Tavira e do IPDJ.
Viajar pelos sabores mediterrânicos será possível em qualquer um dos restaurantes instalados na Praça da Convivialidade, junto ao Castelo da cidade, e nos 18 restaurantes do concelho que prepararam menus mediterrânicos.
A Feira integra também várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Fado, o Cante Alentejano e o Teatro Dom Roberto.
Para o público infantojuvenil, haverá espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais em vários locais: Largo Dona Ana, Largo frente ao Palácio da Galeria, Casa André Pilarte, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e nalguns stands institucionais patentes na Feira.
Jogos do Helder, Museu do Brincar, Companhias Chão D’Oliva, Teatro Joaquim, Rui Sousa Marionetas, Universo Paralelo e as entidades locais Rotinas Selvagens, Praça dos Livros Livres e a Associação Semente de Alfarroba integram a programação para os mais jovens. O Museu da Marioneta também marcará presença, assegurando diversas oficinas e atividades para os mais pequenos.
No Museu Municipal de Tavira, em horário alargado, estarão patentes as exposições "Dieta Mediterrânica - Património Cultural Milenar", "Balsa, Cidade Romana" (Palácio da Galeria), "Tavira Islâmica", "Do Barro à Roda: A Cerâmica da Rua das Olarias" (Núcleo Islâmico) e "25 de Abril de 1974, Quinta-feira", de Alfredo Cunha (Quartel da Atalaia). Ainda na Ermida de São Roque, promovida pelo Museu Zer0, será possível visitar a Instalação “A Onda” dos asturianos Estúdio Rotor, que conjuga a utilização do sal com módulos de luz programada e gerada pelo movimento das ondas do mar.
Venha descobrir e experimentar o que Tavira e a Dieta Mediterrânica têm para oferecer.
A importância da Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica é um património vivo e dinâmico que tem vindo a ganhar crescente importância, tanto nacional como internacionalmente. Investigada por diversas ciências, é um legado das civilizações que moldaram a nossa identidade cultural, língua e modos de vida, produção e alimentação, sendo crucial para a valorização e o fortalecimento das economias regionais. Atualmente, a Dieta Mediterrânica é reconhecida como um dos principais contributos para a preservação ambiental e prevenção das alterações climáticas, além de fomentar modelos sustentáveis de agricultura e a alimentação saudável.
Este ano, Portugal coordena os sete países que integram a inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Tavira, sua comunidade representativa, recebe, no dia 29 de novembro, a 14.ª reunião intergovernamental, onde serão apresentados e discutidos os trabalhos desenvolvidos e os desafios encontrados deste património comum.