As instalações da Escola Profissional Cândido Guerreiro e da Cozinha Partilhada de Salir foram o cenário de duas acções dedicadas à promoção de produtos endógenos, sob a égide do VITALIZAR, um projecto municipal de Loulé financiado pelo PADRE - CRESC ALGARVE 2020.
Estas iniciativas, levadas a cabo pela Cooperativa da Escola Profissional de Alte, tiveram como objetivo principal formar indivíduos interessados na produção de produtos como pastas de azeitona, alimentos desidratados, compotas, geleias, conservas e doçaria, utilizando sempre produtos locais como a principal "matéria-prima".
A valorização de produtos locais, aqueles que se adaptam ao nosso clima e, portanto, são mais resilientes às mudanças climáticas em curso, implica o dinamismo e o apoio para a sua produção e transformação, aumentando os lucros dos produtores e criando emprego, atividade económica, mantendo viva e ativa a nossa região rural.
Ainda, esta estratégia apresenta-se como uma maneira eficaz de aproximar os produtores dos consumidores e do comércio local, reforçando a autonomia e a sustentabilidade das comunidades, apoiando assim a economia local.
A Cozinha Partilhada de Salir, um equipamento da Câmara Municipal de Loulé, também financiada pelo PADRE com o objetivo de incentivar e apoiar aqueles que desejam transformar produtos para comercialização, já está operacional e pronta para receber mais candidatos. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Economia Local Comércio e Turismo através do e-mail gae@cm-loule.pt ou do telefone 289 400 829.
A Escola Profissional Cândido Guerreiro, situada em Alte, está a aceitar pré-inscrições para o Curso Profissional de Técnico/a de Processamento e Qualidade Alimentar, uma oportunidade para jovens adquirirem conhecimentos que lhes permitam trabalhar na área alimentar ou até mesmo criar o seu próprio emprego. Mais informações em https://www.epalte.pt/
Na perspectiva dos responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, "apenas um trabalho conjunto e cooperativo entre indivíduos e entidades permitirá enfrentar os problemas atuais, valorizando e utilizando de forma sustentável os recursos que temos e o conhecimento que é crucial preservar e desenvolver".