Celebrou-se o hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível nas reconhecidas Praias Fluviais de Bostelim e Fernandaires.
Pelo 8.º ano seguido, a Praia Fluvial do Bostelim ostenta a Bandeira Azul. Já a Praia Fluvial de Fernandaires comemora a sua segunda conquista consecutiva do prestigioso distintivo, o qual homenageia a excelência das condições balneares oferecidas.
A condecoração é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). No corrente ano de 2023, o organismo homenageou um total de 394 praias nacionais (uma a mais do que no ano anterior), englobando praias costeiras e fluviais, portos, marinas e embarcações de ecoturismo.
Em todo o distrito de Castelo Branco, são somente três as praias que conquistaram este reconhecimento: Bostelim e Fernandaires, em Vila de Rei, e o Açude do Pinto, em Oleiros, replicando a mesma configuração do ano 2022.
Para atribuição da Bandeira Azul, consideram-se variados critérios, que incluem a educação e informação ambiental, a qualidade da água, a gestão de equipamentos e ambiental, bem como a segurança e os serviços disponíveis.
As duas praias foram igualmente honradas com a Bandeira 'Praia Acessível'. Fernandaires comemora a sua 1.ª vitória, enquanto Bostelim celebra a sua 7.ª distinção consecutiva. Este galardão realça as praias que garantem um acesso facilitado a todos os visitantes, sem distinção de idade, dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que possam limitar a sua mobilidade.
Paulo César Luís, Vice-presidente da Autarquia Vilarregense e responsável pelo pelouro do Turismo, sublinha que “a conquista destes relevantes galardões às nossas zonas balneares é motivo de orgulho reiterado. Hoje, temos o dobro dos motivos para nos orgulharmos. A atribuição da Bandeira Azul como um símbolo de excelência evidencia que, para além da qualidade das nossas praias, os investimentos que temos realizado no sentido de melhorar as condições das nossas zonas balneares têm alcançado o objetivo de torná-las mais apelativas para os numerosos visitantes que nos procuram. Para além disso, ao recebermos duas Bandeiras Praia Acessível ficamos extremamente satisfeitos, pois estamos a dar passos sólidos e bem-sucedidos rumo a um turismo mais inclusivo e aberto a todos.”
Os utilizadores do Centro de Atividades Ocupacionais de Vila de Rei, juntamente com os participantes dos programas de Voluntariado Jovem, estiveram presentes e auxiliaram no hasteamento das bandeiras.