A 15.ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro chegou ao fim este fim de semana, com a cerimónia de entrega de prémios. Este evento contou com a presença dos participantes, dos seus familiares e da comunidade de Oliveira de Azeméis, e iniciou-se com a magnífica atuação da tricentenária Banda de Música de Santiago de Riba-Ul.
Vale a pena destacar que, durante a semana passada, mais de trezentos músicos de Portugal, Espanha, Brasil, Japão e Venezuela, estiveram presentes em Oliveira de Azeméis, um testemunho do notável trabalho realizado ao longo de 15 anos para destacar o nosso concelho no panorama musical.
Durante o concurso, Oliveira de Azeméis assistiu a momentos de genuína excelência musical. Os participantes demonstraram virtuosismo e paixão, bem como uma entrega emocional e artística de alto nível, contribuindo assim para a projeção deste evento além das nossas fronteiras.
Ao encerrar a gala, foram anunciados os vencedores do prémio Maria Aldina Fernandes Valente: Beatriz Tavares Ribeiro (categoria madeiras) e Rodrigo Ferreira Gomes (categoria metais), cada um recebendo um prémio monetário de 750 euros. Este prémio é atribuído ao concorrente mais idoso que alcançou o 1.º lugar na classificação, comprovando que a música é uma arte que atravessa todas as idades e pode acompanhar o artista ao longo de uma vida de dedicação e entrega.
Eduardo Pereira, Presidente da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, agradeceu o apoio da câmara municipal e a confiança depositada na organização deste concurso, além de elogiar o trabalho da vasta equipa liderada pelo diretor pedagógico, Prof. Manuel Silva, que se empenhou para garantir, mais uma vez, o sucesso do evento.
Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal, salientou que "a realização de um evento desta magnitude representa a valorização da cultura musical local, nacional e internacional que se vive no nosso concelho. Possuímos uma formação de altíssimo nível na nossa academia de música, nas escolas musicais do concelho e nas seis bandas filarmónicas das quais nos orgulhamos imenso".
O Presidente concluiu reforçando que "a cultura é um pilar fundamental da nossa sociedade e que continuará a promover e incentivar também a música e a arte em todas as suas formas, criando oportunidades para que mais talentos possam surgir e encantar o mundo".