Na prestigiada ITB Berlin 2024, a cidade de Lagos foi distinguida com o 3.º lugar na categoria “Natureza e Paisagem” dos prémios 2024 Green Destinations Top 100 Story Awards, reconhecimento que sublinha o empenho da região na sustentabilidade turística. Este prémio, atribuído a Lagos ontem, celebra as iniciativas de conservação, particularmente a recente ação no Cordão Dunar da Meia Praia, demonstrando o compromisso com a preservação dos valores naturais e culturais.
Este galardão evidencia o esforço conjunto da comunidade local, autoridades municipais, e parceiros públicos e privados na promoção de um turismo sustentável. A intervenção na Meia Praia, intitulada “Caminhando em Harmonia - Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada”, foi destacada entre as 100 melhores histórias a nível global pela Green Destinations, alcançando uma notável posição no TOP 6 da sua categoria e culminando no prestigioso 3.º lugar, ao lado de destinos na Tailândia e México.
Este reconhecimento ocorre uma semana após Lagos ter sido premiado com o certificado “Ouro” (QualityCoast Gold Award) na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, elevando o seu estatuto de sustentabilidade de “Prata” para “Ouro”. A melhoria reflete-se na conservação da natureza e património, gestão de resíduos, energia e clima, confirmadas pela última auditoria.
Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, expressou o seu entusiasmo com este reconhecimento, salientando que ele reforça a motivação para continuar a promover políticas de sustentabilidade. Ambiciona-se agora alcançar a menção “Platina” na próxima candidatura, estabelecendo um novo nível de exigência e compromisso ambiental para o município.