No contexto do projeto "Odisseia Nacional", integrado no programa Atos - designadamente no "Observatório dos Rios", o Centro de Experimentação Agrícola de Tavira (CEAT), anteriormente conhecido como Posto Agrário, acolhe nos dias 21 e 22 de outubro, às 15h00 e 10h30 respetivamente, as duas últimas sessões organizadas pelo coletivo Guarda Rios.
Durante três semanas, nas hortas comunitárias do CEAT, território onde a falta de água é uma realidade e as monoculturas requerem vastos recursos hídricos, o coletivo, focado na investigação e criação artística, congregou vários artistas visuais e performers, colocando em causa o modelo vigente da agroindústria.
De destacar que em Tavira, cidade com um rico património histórico e vida cultural, duas das atividades planeadas tiveram lugar na Ermida de São Roque e no Clube de Tavira. Nas referidas sessões, os presentes foram incentivados a partilhar vivências, saberes e narrativas, que posteriormente foram integradas na dramaturgia do projeto.
A iniciativa "Observatório dos Rios" materializou-se numa série de peças e ferramentas interativas, ativadas pelos participantes ao longo da jornada performativa. Com estes encontros, ambicionou-se encorajar associações e incitar coletivos locais a desenvolverem os seus observatórios. O "Odisseia Nacional", por sua vez, visa democratizar o teatro em Portugal, focando-se em aspectos centrais da atividade cultural lusa. Procura, através das artes cénicas, promover uma reflexão sobre as distintas realidades do país, incentivar a coesão territorial e deixar um legado para gerações vindouras.
Por fim, é relevante mencionar que o Município de Tavira estabeleceu recentemente uma parceria com o Teatro Nacional D. Maria II. Esta colaboração tem como propósito a difusão e criação de atividades artísticas, culturais e educativas no domínio das artes performativas, bem como a promoção da cidadania e o acesso democrático às artes e à cultura. Esta 1.ª colaboração resultou precisamente no acolhimento do projeto "Odisseia Nacional", que conta ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.