Barcelos assinala amanhã, sexta-feira, o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um conjunto de ações que levam escritores, contadores de histórias e curadores a algumas escolas do concelho.
Assim, a escritora Manuela Mota Ribeiro vai estar no Centro Escolar António Fogaça, pelas 10h00, e no Centro Escolar de Vale do Tamel, pelas 14h30, para falar dos seus livros com os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Entretanto, também a contadora de histórias, Vitória Triães, marcará presença na sessão “Contos do Mundo”, na EBS Vale do Tamel, onde também vai estar a curadora da exposição “Império do Medo”, Ana Calçada.
Além destas iniciativas, o Município está a desenvolver, desde o dia 6, um diversificado programa ao longo da “Semana Concelhia dos Direitos Humanos, dinamizando um conjunto de ações nas Bibliotecas Escolares, Biblioteca Municipal e Escolas do concelho”.
Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos comemora-se anualmente a 10 de dezembro, data em que no ano de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para relembrar este dia, o Município de Barcelos e a Rede de Bibliotecas de Barcelos vão promover iniciativas das quais se destaca a Maratona de Cartas, organizada pela Amnistia Internacional. Além, da sua divulgação, a RBEB promove a assinatura das petições sobre os casos apoiados e a escrita de cartas e ilustrações pelos alunos.
Destaca-se também a apresentação da exposição “Império do Medo”, patente ao público, na Biblioteca Municipal, de 10 a 31 de dezembro, mostra que reflete sobre a escravatura e o tráfico negreiro, remetendo para temas relacionados como o racismo.