A consagrada Fonte do Ídolo, em Braga, é a anfitriã da exposição dos trabalhos submetidos à 20.ª edição do Concurso Municipal de Fotografia. Este ano, o tema em destaque foi "A Semana Santa de Braga". A cerimónia de entrega de prémios decorreu na terça-feira, dia 27 de junho, com a presença do edil de Braga, Ricardo Rio.
Na deliberação do júri, o 1.º prémio foi atribuído a Carlos Júlio da Costa Teixeira, tendo ainda sido mencionados Jorge Simão Meira e Victor Nuno Gomes Pinto Ferreira, que receberam menções honrosas. O Centro Novais e Sousa destacou-se, sendo o contemplado com o prémio especial.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a importância do concurso, afirmando: "Este é um desafio à descoberta de novas perspectivas de Braga, quer se trate da sua dimensão física e infraestrutural, das suas gentes ou, como nesta edição, de momentos marcantes da vida da cidade. Estes trabalhos enriquecem a memória coletiva que todos partilhamos, constituindo-se em imagens que são um testemunho duradouro das vivências e realidades que todos podemos partilhar em cada uma destas ocasiões". O autarca felicitou todos os participantes e colaboradores envolvidos nesta edição do concurso.
O período de submissão de trabalhos decorreu de 1 a 11 de abril, coincidindo com as celebrações da Semana Santa de Braga. Os participantes puderam captar imagens das manifestações associadas às celebrações pascais e da Semana Santa de Braga, uma das maiores celebrações religiosas em Portugal e na Península Ibérica, com uma tradição que perdura há séculos.
Celebrando o seu 20.º aniversário este ano, o Concurso Municipal de Fotografia tem realçado diversas facetas do património cultural de Braga ao longo das suas edições, incluindo eventos festivos de destaque, como a Braga Romana, a Capital Europeia da Juventude, a Noite Branca e as Festas de São João.
A 20.ª edição deste concurso, promovida pela Câmara Municipal de Braga, contou com a colaboração da Koy Lab - Album Tailoring, uma empresa com sede em Braga.