O prestigiado pianista espanhol Javier Perianes e o aclamado russo Alexei Volodin estão na lista confirmada para o VI Festival Internacional de Piano de Oeiras - FIPO. Este grandioso evento, programado para julho, acolherá "renomados talentos da música clássica", anunciou a organização.
Ocorrendo entre os dias 02 e 30 de julho, o FIPO será uma plataforma excecional para os apreciadores da música clássica assistirem sem custos a performances de artistas de elevada notoriedade. Foi o que expressou a diretora do festival, Teresa da Palma Pereira, em comunicado divulgado pela organização.
O alinhamento do festival na sua 6.ª edição conta com "nomes consagrados da música clássica e apresentações de excelentes pianistas da atualidade, juntamente com talentos promissores que têm feito a diferença no universo da música erudita".
"Os jovens Yoav Levanon e Yulianna Avdeeva vão partilhar o palco com Teresa da Palma Pereira, Javier Perianes, Rui Massena e Alexei Volodin no Auditório Ruy de Carvalho [em Carnaxide], entre os dias 02 e 30 de julho. Haverá também um foco no aperfeiçoamento de pianistas, com cursos introdutórios de piano e masterclasses destinadas a estudantes nacionais e internacionais", refere o comunicado.
Em cada edição, o FIPO dedica homenagem a um indivíduo que tenha feito um trabalho excecional no universo da música erudita, escolhido pela Direção da Academia de Música Flor da Murta, que organiza o festival com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Rui Massena, pianista, compositor e maestro português, será o homenageado nesta edição. "Com uma carreira quase de 25 anos, ele já se apresentou em várias salas de renome mundial, como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, e o Tonhalle, em Zurique. Rui Massena foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica da Madeira e é autor de várias bandas sonoras de filmes portugueses", recorda a organização.
Rui Massena, que começou a compor em 2015, atuará no FIPO a 19 de julho, num concerto onde todas as peças apresentadas serão de sua autoria.
Na sua continuação de investimento na formação de pianistas, o festival está a planear vários cursos nesta edição. "O programa de iniciação ao piano será de 05 a 14 de julho, projetado como um plano intensivo para estudantes de todas as idades que queiram aprender piano ou revisitar os fundamentos da teoria musical. Após o curso, haverá um 'Workshop de Música e Criatividade', proporcionando aos participantes a chance de demonstrar habilidades recém-adquiridas e trocar experiências com outros participantes. As 'masterclasses' serão dadas pelas pianistas Teresa da Palma Pereira e Yulianna Avdeeva a estudantes de música, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento profissional", explica a organização.
Os bilhetes para os espetáculos do FIPO são gratuitos, mas com lugares limitados à capacidade da sala. As reservas podem ser feitas no site oficial do festival – www.fipoeiras.com.