A Câmara Municipal de Torres Vedras procedeu à abertura do 13.º percurso pedestre, designado Rota da Reserva Natural Local Foz Azul, na manhã de 17 de junho.
Esta nova rota, com um total de 7,5 km de extensão, pode ser iniciada a partir da Praia da Foz do Sizandro ou do Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, localizado na Assenta. O percurso integra-se inteiramente na freguesia de São Pedro da Cadeira.
O percurso pedestre Rota da Reserva Natural Local Foz Azul destaca-se pela riqueza da sua biodiversidade e singularidade geológica. As arribas e falésias conferem uma beleza paisagística que encanta os visitantes. Ao longo do percurso, é possível desfrutar de magníficas vistas para a Praia de Cambelas e a Praia das Peças, a partir de vários miradouros.
No caso de a maré estar baixa, na Praia das Peças é ainda possível observar uma variedade de espécies marinhas, como ouriços-do-mar, anémonas, lapas e estrelas-do-mar. A região conta ainda com outros atrativos, nomeadamente as marmitas de gigante, plataformas de abrasão marinhas e vestígios de dinossauros dos géneros Alossauros, Saurópodes, Branquiossauros e Turiassauros.
Este percurso pedestre liga-se à Rota do Atlântico (PR2), à Grande Rota das Linhas de Torres (GR30) e ao Eco Caminho do Sizandro, e coincide com a Grande Rota Caminho do Atlântico (GR11).
A inauguração da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul decorreu após a abertura oficial da época balnear em Torres Vedras, na Praia da Foz do Sizandro. O evento contou com a participação de 47 pedestrianistas, incluindo membros da associação Guardião do Oceano, que efetuaram uma recolha de lixo durante a atividade. Destaque para as intervenções de Bruno Camilo Silva, da Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural, no início e no final da atividade. Os participantes tiveram também a oportunidade de visitar o centro interpretativo desta reserva natural.