O Centro de Juventude de Braga (CJB) foi hoje, 11 de abril, agraciado com o Selo de Qualidade para Centros de Juventude do Conselho da Europa. Esta distinção celebra o CJB como um espaço de referência no desenvolvimento de atividades no âmbito da educação não-formal, do apoio aos jovens, da informação juvenil, da aprendizagem intercultural e da cooperação internacional.
Este prémio reconhece o empenho do Centro na promoção de políticas de juventude e no trabalho realizado com e para os jovens de Braga e da sua região, abrangendo áreas que vão desde a sustentabilidade ambiental até aos programas educativos. O selo, que foi atribuído pela 15.ª vez num universo de 46 países membros do Conselho da Europa, terá validade até 2026.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a capacidade de inovação do Centro, que se equipou com recursos de elevada qualidade, tanto materiais como imateriais, para se destacar como um local de excelência para a juventude bracarense, aberto ao mundo e em busca de respostas para os desafios globais.
“Estamos em total sintonia com os objetivos e critérios estabelecidos pelo Conselho da Europa. O êxito do nosso trabalho deve-se em grande parte à colaboração com todos os parceiros envolvidos, que contribuíram de forma contínua para este processo”, mencionou Rio, sublinhando o papel de Braga como um centro de diálogo intercultural nos últimos anos: “Este reconhecimento enche-nos de orgulho e motiva-nos a redobrar os esforços para, a partir de Braga, lançar novas iniciativas e políticas públicas”.
Desde 2010, o Conselho da Europa concede este Selo de Qualidade a Centros de Juventude que cumpram 15 critérios essenciais para assegurar que são espaços seguros e inclusivos, onde os jovens podem participar ativamente na vida social, cultural e política das suas comunidades.
A entrega do selo foi feita por Tobias Flessenkemper, chefe do Departamento de Juventude do Conselho da Europa, a Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga.
A cerimónia de abertura contou com a presença de Sameiro Araújo, vereadora do Município de Braga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, e Gordana Berjan, coordenadora do Programa de Selo de Qualidade para Centros de Juventude do Conselho da Europa.
O evento incluiu dois painéis de discussão. O primeiro, sob o tema “Envolvimento dos Jovens na Democracia: Estratégias e Desafios”, moderado por Jorge Orlando Queirós, do Comité Diretor de Juventude do Conselho da Europa, teve como oradores Marcos Andrade, Rui Oliveira, Margarida Isaías Santos, Fernando Vieira e Vera Lima.
O segundo painel, intitulado “Centro de Juventude de Braga: Passado, Presente e Futuro”, moderado por Vanessa Batista da Rádio Universitária do Minho, contou com as intervenções de Pedro Couto Soares, Manuel Barros, Pompeu Martins e José Pinto.