Durante a 13.ª Gala de Mérito Desportivo, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, revelou a criação do galardão "Ética Desportiva", que começará a ser atribuído a partir do próximo ano. A cerimónia, ocorrida no sábado, 9 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Fão, homenageou 122 atletas, 18 equipas, 21 técnicos e 3 árbitros. Benjamim Pereira anunciou também planos de renovação dos pavilhões desportivos escolares.
Benjamim Pereira destacou a necessidade de melhorar os pavilhões escolares herdados pela Câmara, visando alcançar níveis qualitativos superiores para a prática desportiva. Estes espaços, frequentemente utilizados por associações desportivas, operam mais de 12 horas por dia. A intenção é dotá-los de condições para uma prática desportiva de maior qualidade.
Na gala, que premiou atletas de 25 modalidades, foram entregues o "Prémio Paulo Gonçalves" a Alex Laranjeira e o "Prémio Carreira" a José Paulo Silveira. Este evento reconheceu Campeões Regionais, Nacionais e Internacionais, tanto no Desporto Escolar quanto no Federado, refletindo o dinamismo do desporto em Esposende.
O presidente enfatizou a importância da participação infantil no desporto, destacando o desenvolvimento de valores que ultrapassam a esfera física. Sublinhou a relevância da criação do "Galardão Ética Desportiva" entre os prémios da Gala do Desporto. Em 2023, 552 alunos de Esposende estiveram envolvidos no Desporto Escolar, praticando 11 modalidades, enquanto 1700 atletas, em 13 modalidades, participaram através de associações e clubes.
Benjamim Pereira salientou o papel dos dirigentes voluntários, enfatizando o apoio do Município ao desporto federado e não federado, a realização de eventos desportivos e ao aluguer de instalações desportivas. Mencionou ainda os contratos-programa de desenvolvimento desportivo assinados com 31 associações desportivas, representando um investimento financeiro superior a 300 mil euros, sem contar com a manutenção e requalificação das instalações desportivas.
A cerimónia contou com a atuação da Orquestra Foz do Cávado, acompanhada por Diana Marinha e Pedro Cardante, e a animação do grupo Flash Li Dance. O apoio do Município às instituições desportivas insere-se no plano de desenvolvimento do concelho de Esposende, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.