Esposende, uma cidade no norte de Portugal, celebra a aprovação de dois novos Centros Tecnológicos Especializados (CTE). Estes centros, integrados na Escola Profissional de Esposende (EPE) e na Escola Secundária Henrique Medina, focar-se-ão em Restauração e Alojamento Hoteleiro e em Informática, respetivamente.
A iniciativa, enraizada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reflete o compromisso do Município de Esposende em fortalecer o sistema educativo e formativo local. O investimento abrange a modernização e a reabilitação das instalações existentes, bem como a aquisição de novos recursos educativos tecnológicos, incluindo equipamento.
Na Escola Profissional de Esposende, parte da Zendensino e co-financiada pelo Município, foi aprovado um orçamento de 1.502.208,99 euros. Este montante permitirá a requalificação de um edifício para um novo Restaurante e Cozinha Pedagógica e a remodelação das instalações existentes. Além disso, inclui a criação de um quarto/alojamento piloto, estúdios de aprendizagem e uma sala multifuncional para atividades práticas. A modernização da infraestrutura tecnológica e a melhoria das condições de acessibilidade também estão contempladas.
Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal, expressou satisfação com estes desenvolvimentos, enfatizando que a Escola Profissional de Esposende almeja alinhar-se com a Estratégia Portugal 2030. Salientou ainda a melhoria significativa na qualidade da formação oferecida.
A Escola Secundária Henrique Medina, por sua vez, receberá um investimento de 1.054.414,60 euros para o estabelecimento do Centro Tecnológico Especializado em Informática. Este projeto, parte da segunda fase de requalificação da escola, visa melhorar as condições de trabalho e enriquecer a oferta curricular, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Os CTE são parte de uma estratégia mais ampla do PRR, que visa a modernização do ensino e da formação profissional em Portugal até 2025. Este plano tem como objetivo combater as desigualdades sociais e de género, aumentar a resiliência do emprego, especialmente em tempos de crise económica, e reforçar o sistema de ensino e formação profissional.
Das 463 candidaturas submetidas, 261 foram aprovadas, distribuídas entre lotes regionais e residuais. A Escola Profissional e a Escola Secundária de Esposende estão entre as selecionadas, reconhecendo-se a sua elevada classificação e mérito no concurso.