Desde hoje até ao próximo domingo, 23 de julho, o Castro de S. Lourenço, localizado em Vila Chã, ganha vida e volta ao passado, convertendo-se numa autêntica povoação galaica. Tudo graças à nova edição da "Galaicofolia – 2000 anos de festa!", evento de cariz cultural, lúdico e de entretenimento promovido pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã.
Depois de três anos de pausa, por causa da pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021, e pela falta de segurança devido a condições climáticas adversas em 2022, a Galaicofolia regressa em força. O evento proporciona uma viagem fascinante através do tempo, revisitando a cultura, as tradições e os rituais dos antigos habitantes que, há dois milénios, viviam neste castro da Idade do Ferro, que vigia a cidade de Esposende.
Benjamim Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, inaugurou o evento no final da tarde de hoje, evento esse que se espera que atraia milhares de visitantes durante os próximos quatro dias.
Após a visita pelos diversos espaços da Galaicofolia, Benjamim Pereira destacou que "esta iniciativa simboliza um compromisso estratégico do Município na promoção e divulgação do património local, sendo um recurso de suma importância para o turismo e um pilar fundamental para o desenvolvimento económico do território." Este compromisso enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
O autarca salientou ainda que "a Câmara Municipal assegura, todos os anos, durante a temporada de verão, um variado programa de eventos, procurando corresponder às expectativas e gostos de diversos públicos, oferecendo momentos de lazer, animação e convívio inesquecíveis tanto para os residentes como para os visitantes e os nossos emigrantes que voltam à terra natal para um merecido descanso". Contudo, Pereira sublinhou que "o compromisso do Município na realização de atividades e iniciativas é constante e sólido durante todo o ano, com um foco especial durante a chamada época baixa, como estratégia de combate à sazonalidade".
Convicto de que estão reunidas as condições para mais um evento de sucesso, o Presidente da Câmara Municipal convida todos a juntarem-se à festa, partilhando momentos de alegria e convívio. Lembrou ainda que o Município disponibiliza transportes gratuitos, com partida da cidade de Esposende, até ao local do evento. Os transfers gratuitos funcionam no dia 20, das 19h00 às 24h00; dia 21, das 18h00 às 02h00; dia 22, das 11h30 às 02h00; e dia 23, das 11h30 às 24h00, com saída do Mercado Municipal e do Campo da Feira, onde há um parque de estacionamento gratuito disponível.
A programação do evento conta com animação de rua, espetáculos de dança, teatro, música, recriações históricas, desfiles, jogos e workshops. Entre os destaques está a tradicional Queimada Galaica. Os visitantes poderão ainda saborear a gastronomia típica da região minhota em 23 espaços gastronómicos e numa área de restauração com cinco opções diferentes. Nas proximidades, encontram-se 25 expositores de artesanato com sugestões únicas.
Entre os destaques desta edição, estão os concertos do grupo de folk Antíkua, no dia 21, com um repertório baseado em canções tradicionais portuguesas, e do duo irlandês "Caroline Keane & Tom Delany Band", que no dia 22 apresentará a vibrante música celta.
No Centro Interpretativo de S. Lourenço, os visitantes podem obter informações sobre a História local, com mais de dois mil anos de ocupação da região. Nas proximidades, nas casas do castro, poderão apreciar-se recriações das vivências de há 2000 anos.