O passeio de veículos clássicos, Rider, concebido pelo Museu do Caramulo, está prestes a acelerar para mais uma edição, com arranque agendado para a próxima sexta-feira, 9 de junho.
O evento deste ano promete superar todos os recordes anteriores, com mais de 80 entusiastas de veículos clássicos, provenientes de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos, prestes a dar vida às estradas do nosso país. A edição deste ano ultrapassa em larga medida a primeira edição realizada em 2011.
Em cima das duas ou quatro rodas, os participantes vão desfrutar das paisagens encantadoras das serras e montanhas portuguesas, da beleza estonteante do Rio Dão e da rica gastronomia regional da Beira.
Dentro deste autêntico museu ambulante, destacam-se modelos de veículos intemporais que fazem as delícias dos aficionados, entre os quais se contam a Moto Guzzi 850 T3, BMW R1100R, BSA M20 500, Laverda 1000 e Kawasaki GPZ 500 S, e carros como o Triumph TR3, Ford RS Cosworth, BMW M3, Porsche 911 Carrera 3.2, Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce e Ferrari 400i.
Com partida e chegada na vila do Caramulo, o percurso do Rider 2023 passará pelas regiões do Luso, Mondego e Viseu ao longo dos 3 dias do evento. Para além da viagem nas estradas, o programa inclui ainda uma visita exclusiva a uma colecção privada de automóveis, a uma oficina de competição, subida do lendário traçado da Rampa do Caramulo, visita ao Museu do Caramulo, e um jantar temático no Caramulo Experience Center.
Aos participantes será ainda dada a oportunidade de conhecer pontos de interesse cultural da região Centro, como a Barragem da Gralheira, no concelho de Anadia, e uma visita a Macieira de Alcôba, considerada uma das aldeias históricas mais emblemáticas de Portugal.
Para encerrar o Rider, no último dia, a vila do Caramulo será o palco de uma feira de automobilia. Estarão presentes expositores de peças e ferramentas automobilísticas, bem como diversos artigos para colecionadores. Em destaque, estará o triciclo Cudell De Dion de 1898, que sairá à rua pela primeira vez, acompanhado pelo Peugeot de 1899 e a réplica do primeiro carro do mundo, o Benz de 1886, que se juntarão para celebrar a era pioneira do automobilismo e encerrar a 12.ª edição do Rider.