Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Lagoa

Lagoa

Foto: CML

Notícias

Entre Douro e Vouga | São João da Madeira

20.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa, até 21 de março

20.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa, até 21 de março

Até 21 de março, a poesia regressa à cidade de S. João da Madeira, que recebe a 20.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa, em formato presencial, após dois anos de pandemia que obrigaram a uma adaptação do evento a um formato digital.

O Festival divulga um conjunto de poetas e as suas obras, indo ao encontro do público através de ações em locais e contextos inusitados, como restaurantes, fábricas, autocarros, centro de saúde, escolas para além dos habituais equipamentos culturais da cidade e o espaço público.

Com um programa que se constrói de palavras, o Festival conjuga a Poesia dita, cantada, exposta, trabalhada, conversada e até pendurada na corda. E vai andar impressa em diversos materiais, desde aventais, toalhetes, sacos de pão, passando também por receituários e lápis.

Desde 2003, ano da sua criação, o Festival já divulgou cerca de 120 poetas e a sua poesia. Este ano, dará destaque a Alda Lara, Vítor Nogueira, Daniel Filipe, A. M. Pires Cabral, Rosalía de Castro (Galiza) e Capicua.

Da programação do festival destaca-se o “Poetizando”, uma conversa sobre a vida e a poesia de Fernando Tordo, a propósito do novo livro “Não Me Tapes o Caminho em Frente, Mesmo que Não Vá Dar ao Futuro”, com a presença do autor e do poeta José Fanha, a 16 de março.

Na noite de 17 de março, as palavras serão materializadas por Pedro Freitas, mais conhecido por Poeta da Cidade, no espetáculo “Metafisicamente d’Outro Mundo”, cuja criação atmosférica será composta pelas mãos do músico wake up sleep (Cláudio Martins);

Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a “Peregrinação Poética” contará com a participação especial de Capicua e do poeta Vítor Nogueira, contando com as performances de 8 grupos da cidade bem como dos comissários do evento Paulo Condessa e José Fanha, na noite de 18 de março.

O Serão Poético contará com a presença do músico Pedro Jóia, uma referência cimeira da guitarra em Portugal, e Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, professor universitário e autor de vários livros. Num serão informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, na noite de 19 de março.

O espetáculo de encerramento da 20.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa acontecerá precisamente no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, e contará com a presença do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, a cantora Daniela Onís e o músico e produtor Ruben Alves. O espetáculo, RUGE, é uma narrativa de poemas e canções, sobre o amor e tudo em volta, sobre paixão e revolta.

Do programa deste festival literário consta ainda a exposição Paisagens abstractas de Mário Césariny, obras da coleção Norlinda e José Lima que a Biblioteca Municipal acolherá em março e abril.

O comissário do evento, Paulo Condessa, fará a apresentação da coleção “Relatos de Rendição” da sua autoria, composta por 3 livros: “Os animais inclinam-se”, “As bíblias subterrâneas” e “Os códigos arcaicos”, numa sessão que se compõe de leituras ao som de taças tibetanas.

Da nossa programação, destacam-se ainda as Oficinas Poéticas nas escolas, o Concurso de “Poesia na Corda,” em parceria com os Ecos Urbanos, a “Poesia no Restaurante” recheada com as performances poéticas do Paulo Condessa e do grupo Serius, e a “Poesia na Fábrica”, momentos de recriação artística com atuações poéticas para e dos trabalhadores fabris da cidade. A “Poesia no Autocarro” regressa pela voz do grupo Serius e a música da Escola Arte do Som. Como também regressam os receituários de poesia “Tome um poema pela sua saúde”, com declamações no centro de Saúde e Centro de Vacinação.

Madura e eclética, a poesia andará à solta, pelas ruas da cidade, pelas salas de espetáculo, pelos restaurantes e padarias, pela voz dos apaixonados pela poesia, até 21 de março, sendo sempre celebrada e interpretada de forma singular.

16 março | 21h30 | Poetizando com José Fanha e Fernando Tordo

O que acontece quando dois amigos de longa data se sentam à mesa a conversar? Este é o desafio desta noite. Dois amigos: o poeta José Fanha e o músico Fernando Tordo.

Uma conversa que tem como ponto de partida o livro de poesia "Não tapes o caminho em frente, mesmo que não vá dar futuro" de Fernando Tordo, passando pela poesia em geral e as vidas dos poetas.

Local: Biblioteca Municipal

17 março | 21h30 – Metafisicamente d’outro mundo

Com Pedro Freitas (Poeta da Cidade).

Um espetáculo que condensa em si duas formas de arte: a palavra, materialização da forma literária, numa performance que tenta mergulhar no sentido mais íntimo da questão: “O que é um amor metafísico?, e a música, numa criação atmosférica quase divina, pelas mãos de wake up sleep (Cláudio Martins).

Local: Casa da Criatividade

Performances nas sedes de agrupamentos de escolas.

18 março | 21h30 | Peregrinação Poética com Capicua e Vítor Nogueira

Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a Peregrinação Poética contará com a presença de diversos grupos culturais, escolares e associativos da cidade.

A coordenação pertence a Paulo Condessa. Grupos: A Bem dizer, Associação Cultural Luis Lima, Associação de Jovens Ecos Urbanos, APROJ, CERCI, Fugas Poéticas, TOJ, Universidade Sénior.

Local: a partir da Biblioteca Municipal.

19 março | 21h30 – Serão Poético com Júlio Machado Vaz e Pedro Jóia

A noite mais aplaudida da Poesia à Mesa, conta com a presença do músico Pedro Jóia, uma referência cimeira da guitarra em Portugal, e Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, professor universitário e autor de vários livros. Num serão informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, a música e a poesia ganham forma pelas mãos e voz dos ilustres convidados.

Local: Casa da Criatividade

21 março | 21h30 - RUGE Poemas e canções Dia Mundial da Poesia

Espetáculo de encerramento a 20.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa conta com o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, a cantora Daniela Onís e o músico e produtor Ruben Alves. RUGE é um espetáculo sobre o amor e tudo em volta. É sobre paixão e revolta. Nasceu da paixão pelas palavras, que se juntaram em frases. Depois cresceram e tornaram-se uma urgência para ser dita e escutada. O microfone colocou- se junto ao coração. Depois veio a música e deram as mãos. Há dramas e desabafos, e riso mal escondido nas ironias. Sem nenhum medo de mostrar emoções, RUGE é uma narrativa de poemas e canções sobre todos nós.

Local: Casa da Criatividade

Até 21 de março | Concurso Poesia na Corda

Estendais trocam a tradicional roupa por poemas escritos e pendurados por quem passa.

Praça Luis Ribeiro, no Shopping 8.ª Avenida e na Biblioteca da Junta de Freguesia, em Fundo de Vila.

10 março | 21h30 | Apresentação da coleção “Relatos de Rendição”

Composta por 3 livros “Os animais inclinam- se”, “As bíblias subterrâneas” e “Os códigos arcaicos”, da autoria de Budapala (Paulo Condessa), a apresentação estará a cargo de Cristina Marques, professora e crítica literária.

A sessão conta ainda com uma performance do autor – leituras ao som das taças tibetanas.

Local: Paços da Cultura

10 a 15 março | Poesia na Escola

Ao longo de vários dias, as escolas do 1.º ciclo recebem oficinas poéticas. Um performer lê poemas de forma inusitada, com toda a liberdade, usando a voz, o corpo, o ritmo e outras subtilezas criando lugar para que a experimentação aconteça.

10 a 16 março | Poesia na Fábrica

Entre máquinas e ferramentas a poesia acontece nas empresas associadas ao Turismo Industrial: CEI, Belcinto, Bulhosas, Academia de Design e Calçado, Cortadoria, Faurecia, Flexitex, Fepsa, Heliotextil.

10 a 19 março | Poesia no Restaurante

A poesia será servida à mesa nos restaurantes aderentes: Neptúlia, Bonzão, Bacana, Harpa, Mutamba, Tudo aos Molhos, Fénix, Aconchego do Quintal, Oliva Palito, Taberna do Zé, Cidade, Almeida, Bistrô D. Isa, Scarpa Caffe, A tal da Pizza e Fierabella.

12 março | 10h14 | Poesia no Autocarro Linha Verde TUS

A poesia será servida em andamento e a alta velocidade poética, com as declamações do grupo de teatro Serius e a música da escola Arte do Som.

Partida: Paragem do Tribunal

15 março | Tome um poema pela sua saúde 10h00 | Centro de Saúde

14h30 | Cento de Vacinação

A poesia é terapêutica para quem lê. Dá prazer. Cria pontes. Estende-se para além da sua dimensão literária. Serão distribuídas receitas poéticas aos utentes, porque a poesia também ajuda a curar a alma.

15 março | 18h30 |Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses

A Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses conta com a participação de poetas que nasceram ou residem em S. João da madeira e que nela participam. A tertúlia será conduzida por Cristina Marques, professora e crítica literária.

Local: Biblioteca Municipal

Poetas

Alda Lara (1930-1962) – Angola

Poetisa portuguesa de origem angolana. A sua grande produção poética foi publicada apenas após a sua morte. A recolha dos seus poemas foi feita pelo seu marido e escritor Orlando Albuquerque. Além de médica foi uma reconhecida declamadora, dando grande importância aos poetas africanos. A sua obra poética está reunida num único volume “Poemas”. “Tempo de chuva” é o seu livro em prosa.

Rosalia de Castro (1837-1885)

Galiza Escritora e poetisa galega, considerada a fundadora da literatura galega moderna. O dia 17 de maio – Dia das Letras Galegas – é feriado por ser a data de edição da sua primeira obra em língua galega “Cantares Gallegos”. Em Portugal, o seu poema “Cantar de emigração” chegou ao grande público pela voz do cantor Adriano Correia de Oliveira (1971).

Capicua (1982-) – Porto

Natural do Porto, Ana Matos Fernandes descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 (primeiro pelo grafitti e depois pela música), passando de mera ouvinte a aprendiz de rapper, a partir de 2000, sendo hoje uma referência incontornável desta corrente artística e cultural. Socióloga de formação, considera-se uma rapper militante e é conhecida pela sua escrita exímia, emotiva e politicamente engajada.

A. M. Pires Cabral (1941-)

Macedo de Cavaleiros – Licenciou-se em Filologia Germânica. Foi professor e animador cultural, responsável pela participação de Vila Real num Projeto do Conselho da Europa («Políticas Culturais nas Cidades») e coorganizador das Jornadas Camilianas de Vila Real. Multifacetado, é conhecido sobretudo como ficcionista e poeta, tendo publicado mais de duas dezenas de livros de poesia que atravessam várias fases criando um universo extraordinariamente abrangente.

Vítor Nogueira (1966-) – Vila Real

É um gestor cultural e escritor português. Vive e trabalha em Vila Real. Entre outros equipamentos daquela cidade, dirigiu durante uma década o Teatro Municipal e atualmente dirige a Biblioteca Pública. Com mais de 20 livros publicados, como ensaísta, romancista e poeta, desenvolve uma escrita de inspiração factual, limpa e surpreendente, que não raras vezes é salpicada por um fino humor.

Daniel Filipe (1925-1964) – Cabo Verde

Nasceu na ilha da Boavista, em Cabo Verde. Veio para Portugal ainda criança onde acabou o ensino secundário. Colaborou em vários jornais e revistas culturais e foi realizador de programas na Emissora Nacional. Combateu a ditadura salazarista, tendo sido perseguido, preso e torturado pela PIDE. A sua obra destaca-se pelo combate ideológico e pelo comprometimento social, o que o levou a ser identificado como poeta neo-realista. Deixou uma obra consistente, marcada pelos sentimentos de solidão e exílio.

Comissários

Paulo Condessa

Paulo Condessa é mediador de leitura, poeta, escritor para a infância/juventude e faz espetáculos de leitura performativa, a solo e em grupo.

Dá cursos e oficinas de leitura criativa cooperativa, escrita sensorial e inteligência criativa, de carácter lúdico ou profissional.

Concebe ou apoia festivais de poesia e prepara equipas leitoras.

Comissário deste evento desde 2016.

Fundou os duos de leitura performativa O COPO (com o poeta Nuno Moura), Os Peixes Gémeos (com o músico Afonso Azevedo) e Dois Líricos (com o guitarrista Sérgio Correia).

José Fanha

José Fanha, licenciado em arquitetura, é professor, poeta, divulgador de poesia, cauto e co-autor de inúmeras antologias temáticas de poesia portuguesa. É autor de textos para rádio, dramaturgo e dramaturgista, autor de guiões para televisão e cinema.

Possuidor de um vasto currículo poético, acompanha a Poesia à Mesa desde as suas primeiras edições, como Comissário, sendo ainda autor de livros de poesia para a infância e a juventude.

Notícias

Grande Lisboa

Cascais

Silvana Peres apresenta álbum “Água Nova”, dia 31 de março, no Auditório do Casino Estoril

Silvana Peres apresenta álbum “Água Nova”, dia 31 de março, no Auditório do Casino Estoril

Com um inovador registo musical, Silvana Peres apresenta, no próximo dia 31 de março, às 21h30, o álbum “Água Nova” no Casino Estoril. A artista sobe ao palco do Auditório para interpretar as composições do seu novo álbum de originais.

Grande Lisboa

Cascais

Thiago Ventura apresenta “Modo Efectivo”, a 29 de março, no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa

Thiago Ventura apresenta “Modo Efectivo”, a 29 de março, no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa

O bom humor está de volta ao Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, no próximo dia 29 de março, às 21h00, com “Modo Efectivo”. Thiago Ventura será o protagonista desta stand-up comedy repleta de momentos hilariantes.

Península de Setúbal

Palmela

Esgrima no Castelo de Palmela, a 13 de março

Esgrima no Castelo de Palmela, a 13 de março
Foto: CM Palmela

O Castelo de Palmela recebe, dia 13 de março, às 10h00, mais uma sessão de esgrima, nas vertentes artística e desportiva.

Algarve

Loulé

"Génio do Lugar": Ana Sério expõe em Loulé

"Génio do Lugar": Ana Sério expõe em Loulé

De 11 de março a 23 abril, a pintora Ana Sério apresenta “Génio do Lugar” na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé.

Douro

Alijó

Alijó apresenta Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

Alijó apresenta Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos
Foto: CM Alijó

O Município de Alijó apresentou a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, que acontecerá de 17 a 19 de junho, no Parque da Vila de Alijó.

Cávado

Braga

Festival Internacional de Órgão, de 6 a 15 de maio, em Braga

Festival Internacional de Órgão, de 6 a 15 de maio, em Braga
Foto: CM Braga

O som solene dos Órgãos de tubo volta a percorrer a Cidade durante o Festival Internacional de Órgão de Braga, de 6 a 15 de maio.

Oeste

Torres Vedras

Um ano a comemorar o centenário do Carnaval de Torres Vedras

Um ano a comemorar o centenário do Carnaval de Torres Vedras

Vai ser assim até 14 de fevereiro de 2024, segundo anúncio feito dia 2 de março passado, no Centro de Artes e Criatividade, na sessão de apresentação do plano relativo à comemoração do Carnaval de Torres Vedras.

Oeste

Bombarral

“Quem Come Seus Males Espanta” junta gastronomia e música no Bombarral

“Quem Come Seus Males Espanta” junta gastronomia e música no Bombarral

Os estabelecimentos de restauração do concelho do Bombarral vão ser palco, entre os dias 17 e 31 de março, do evento “Quem Come Seus Males Espanta”, que apresenta uma ementa com o melhor da gastronomia.

Pinhal Interior Sul

Vila de Rei

“Trajes do Século XX” em Exposição no Museu Municipal, até 29 de maio

“Trajes do Século XX” em Exposição no Museu Municipal, até 29 de maio

O Museu Municipal de Vila de Rei vai receber, de 5 de março a 29 de maio, a Exposição “Trajes do Século XX”.

Pinhal Interior Sul

Vila de Rei

Casa da Cultura da Sertã recebe “Blind Date”

Casa da Cultura da Sertã recebe “Blind Date”

A 12 de março, estará em cena, a partir das 21h00, na Casa da Cultura da Sertã, a peça de teatro “Blind Date” com texto de Afonso Cruz e da sertaginense Joana M. Lopes.

Cávado

Esposende

Peça de Teatro “O Homem de Guarda-Chuva” público também sobe ao palco

Peça de Teatro “O Homem de Guarda-Chuva” público também sobe ao palco

"O Homem do Guarda-Chuva" sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende, no sábado, dia 19 de março, entre as 9h30 e as 12h00.

Pinhal Interior Sul

Sertã

Maranho e Bucho com degustação grátis nos Restaurantes e descontos nos talhos

Maranho e Bucho com degustação grátis nos Restaurantes e descontos nos talhos

O mês de março marca o regresso da campanha de degustação grátis de Maranho e Bucho, aos fins de semana, em vários restaurantes do concelho da Sertã.

PUB