A Câmara Municipal apresentou ontem em conferência de imprensa o Projeto “Pão de Ul – Uma Profissão com História” que pretende enaltecer esta profissão ancestral, perpetuando as histórias, memórias e o futuro das padeiras de Ul. O Projeto, que vai decorrer ao longo de cerca de 26 semanas, contempla recolha biográfica dos padeiros, fotos e vídeos da sua atividade, projeto que culminará no Dia Mundial do Pão de 2023 com uma exposição sobre o projeto e com o lançamento de uma publicação com base em fotografia dedicada a esta profissão.
Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, “o objetivo é valorizar todo o trabalho que tem sido feito para preservar e promover esta iguaria oliveirense, uma das grandes marcas identitárias da nossa gastronomia”.
No mesmo momento, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge Ferreira, informou que “a 24.ª Edição do Mercado à Moda Antiga decorrerá nos dias 20 e 21 de maio 2023, homenageando as padeiras e os padeiros de Ul, com um cartaz que lhes será inteiramente dedicado”. O maior evento do concelho e da região, ocupará uma área próxima de 4 hectares e envolverá perto de uma centena de associações, coletividades e artesãos, contando ainda com mais de 2.000 figurantes que recriarão o antigo mercado que se realizava nos finais do século XIX na antiga Praça dos Vales.
Este evento que já se afirmou como o grande cartaz cultural do concelho mostrará antigos usos e costumes das gentes oliveirenses elevando a identidade de um concelho culturalmente rico e atrativo.