Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Caminha

Caminha

Foto: CMC

Notícias

Grande Lisboa | Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Os novos habitantes do Habitat Antártico do Oceanário de Lisboa não são irmãos, mas nasceram todos em maio com poucos dias de diferença entre si. Os três pintos de pinguins-de-magalhães regressaram este mês ao habitat do Antártico da exposição, após terem permanecido oito semanas sob cuidados parentais e três semanas longe dos olhares dos visitantes, em preparação para integrar a colónia e habituação à presença humana.

Esta espécie icónica, que foi avistada pela primeira vez pelo explorador português Fernão de Magalhães há precisamente 500 anos, tem uma esperança média de vida de 25 anos, atinge em média 70 centímetros de altura e o seu peso varia entre os 4 e os 6 quilos. Distingue-se das espécies semelhantes – Pinguim Africano e Humbolt – pelo «colar» negro que possuem no peito. Os três novos pintos do Oceanário nasceram com cerca de 90 gramas, mas ao fim de duas semanas já pesavam mais de 1 quilograma, tendo agora cerca de 3 quilogramas e uma estatura que já se aproxima à de alguns adultos da colónia de 31 pinguins-de-magalhães que habita o Oceanário de Lisboa. É possível distinguir os três novos pinguins pelas suas penugens juvenis, ainda acinzentadas e bege, que contrastam com o resto da colónia, toda a preto e branco.

Com várias opções de nomes para dar às três crias recém-nascidas, a equipa de biólogos atribuiu a um dos machos o nome de «Whiplash», e convidou os seguidores do Oceanário de Lisboa a participarem na escolha dos outros nomes através das redes sociais. Assim, por maioria de votação, o outro macho foi nomeado de «Kinder» e a fêmea de «Juju».

Segundo Hugo Batista, Assistente de Curador do Oceanário de Lisboa, «poder acolher mais três crias na nossa colónia de pinguins é muito gratificante e este sucesso na reprodução e integração é um bom indicador da dedicação, conhecimento e rigor das equipas, bem como das excelentes condições que o habitat do Antártico proporciona a esta espécie». O pinguim-de-Magalhães tem estatuto de conservação «Quase ameaçado» de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e, também por isso, o papel dos aquários é muito relevante pois «estes animais são embaixadoras da sua espécie perante os visitantes e simultaneamente permitem partilhar aprendizagens científicas entre instituições que todos os dias trabalham pela conservação das espécies e dos habitats».

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Notícias

Alentejo Litoral

Odemira

Vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, a 7 e 8 de setembro

Entre os dias 7 e 8 de setembro, a vila de Odemira recebe o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, que convida a uma viagem multimédia pela história do concelho.

Grande Lisboa

Vila Franca de Xira

Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido”

No próximo sábado, 11 de setembro, abre ao público no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira a Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisoneiro Político Desconhecido”.

Minho-Lima

Viana do Castelo

Teatro Municipal Sá de Miranda integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Municipal Sá de Miranda acaba de ser integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) por despacho da Ministra da Cultura.

Algarve

Loulé

Loulé e Lagos lançam 16.ª edição do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Naquela que já é uma tradição na vida escolar algarvia, as autarquias de Loulé e Lagos, através das suas Bibliotecas (Sophia de Mello Breyner Andresen e Júlio Dantas), voltam a juntar-se para lançar mais uma edição.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Viana do Castelo candidata-se com "um mar de cultura" a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo apresentou ontem publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro.

Grande Porto

Maia

Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia

O Maia Blues Fest 2021 – Festival Internacional de Blues da Maia, regressa entre 17 e 19 de setembro.

Península de Setúbal

Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

Península de Setúbal

Setúbal

Nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras

Foto: CM Setúbal

O novo equipamento substitui a antiga biblioteca, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

Península de Setúbal

Setúbal

Arte no Desporto na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal

O desporto e os Jogos Olímpicos de Tóquio são o tema de uma exposição coletiva de artes plásticas patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até ao dia 30 de setembro.

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz

“Noivas do Caminho” de 11 de setembro a 14 de novembro, na Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle.

PUB