Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Viana do Castelo

Viana do Castelo

Foto: CMVC

Notícias

Península de Setúbal | Setúbal

Inauguração da Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira da comunidade piscatória de Setúbal, foi inaugurada ontem à tarde no molhe poente da doca dos pescadores.

A peça escultórica em mármore branco, com mais de dois metros de altura, concebida por Hans Varela, está assente num altar em forma de um barco, com a proa apontada para a capela de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que se encontra do outro lado do rio, na Caldeira.

“Quando os pescadores partiam ou chegavam à doca olhavam para a capela em Troia. Mas agora têm-na aqui e podem fazer as suas orações, pedir que ela os acompanhe na ida para o mar ou agradecer-lhe a proteção”, conta Armando Oliveira, diretor nacional do Apostolado do Mar e presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

Há muito que os marítimos desejavam ter uma estátua e um local de culto à santa padroeira em Setúbal. A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra correspondeu ao pedido, com a cedência do espaço no molhe poente da doca dos pescadores e o financiamento do altar e da imagem.

“Fazemos esta homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Troia para garantir algum conforto aos pescadores e a todas as pessoas do mar que entram neste porto”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração da APSS, José Castel-Branco.

Além de ter em conta a devoção dos pescadores, que “é muito grande, pois enfrentam grandes perigos e dificuldades na faina”, a APSS considera que esta é também “uma forma de se associar à comunidade setubalense e à cidade com a entrega de um espaço a todos os que precisam de momentos de paz, de conforto e de sossego”.

A cerimónia de inauguração da imagem contou com a presença da vereadora Carla Guerreiro, que enalteceu a construção desta estátua em Setúbal, ao colocar Nossa Senhora de Troia mais próxima da comunidade piscatória setubalense.

“Nossa Senhora de Troia é uma guia dos pescadores. A comunidade piscatória tem esta adoração à santa, com o ponto alto nas festas, mas no dia a dia ela está sempre presente. Eles precisavam disto, pois esta é uma profissão de muitas inseguranças e a crença ajuda-os muito.”

A estátua foi feita em estreita colaboração com a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia e o Departamento de Arte Sacra da Diocese de Setúbal, para que ficasse “o mais fiel possível à imagem que os pescadores e a Igreja pretendiam”, indicou Armando Oliveira.

Para o bispo de Setúbal, José Ornelas, que procedeu à bênção da imagem, esta é uma forma de “testemunhar a fé da cidade e de fazer justiça à história de Setúbal, desde sempre ligada ao mar que moldou a força e a arte das gentes”.

A devoção dos pescadores setubalenses a Nossa Senhora do Rosário de Troia motiva a realização de festividades em honra da padroeira, anualmente, no mês de agosto, com diversas atividades religiosas e de lazer, repartidas entre Setúbal e a Caldeira.

O evento decorre há cerca de cem anos, mas os primeiros registos da devoção na Caldeira de Troia datam de há perto de quinhentos anos.

A adoração a Nossa Senhora do Rosário de Troia tem origem numa lenda em que um grupo de pescadores, durante um período de aflição no decurso de uma tempestade, conseguiu ficar a salvo ao encontrar abrigo na Caldeira.

Aí, os marítimos descobriram uma imagem de madeira nas margens, alegadamente proveniente de uma embarcação estrangeira, o que os fez acreditar que foram salvos por ela.

Notícias

Grande Lisboa

Lisboa

Nasceram três pinguins-de-magalhães no Oceanário de Lisboa

Quem visitar o Oceanário de Lisboa este mês poderá conhecer os mais jovens pinguins do habitat Antártico.

Alentejo Litoral

Odemira

Vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, a 7 e 8 de setembro

Entre os dias 7 e 8 de setembro, a vila de Odemira recebe o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, que convida a uma viagem multimédia pela história do concelho.

Grande Lisboa

Vila Franca de Xira

Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido”

No próximo sábado, 11 de setembro, abre ao público no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira a Exposição “Jorge Vieira: Monumento ao Prisoneiro Político Desconhecido”.

Minho-Lima

Viana do Castelo

Teatro Municipal Sá de Miranda integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Municipal Sá de Miranda acaba de ser integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) por despacho da Ministra da Cultura.

Algarve

Loulé

Loulé e Lagos lançam 16.ª edição do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Naquela que já é uma tradição na vida escolar algarvia, as autarquias de Loulé e Lagos, através das suas Bibliotecas (Sophia de Mello Breyner Andresen e Júlio Dantas), voltam a juntar-se para lançar mais uma edição.

Minho-Lima

Arcos de Valdevez

Viana do Castelo candidata-se com "um mar de cultura" a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo apresentou ontem publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro.

Algarve

Loulé

Loulé apresenta compilação fac-similada do Prisma de Cristal

A reedição fac-similada é uma homenagem a Casimiro de Brito, criador e dinamizador da página literária verdadeira semente da Poesia contemporânea que germinou em Loulé.

Grande Lisboa

Amadora

Espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet

O dia do município da Amadora, 11 setembro, é festejado com o espetáculo de dança “Impulso” pela Companhia Quorum Ballet, que se apresenta no Cineteatro D. João V, a partir das 21h30.

Península de Setúbal

Setúbal

Nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras

Foto: CM Setúbal

O novo equipamento substitui a antiga biblioteca, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

Península de Setúbal

Setúbal

Arte no Desporto na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal

O desporto e os Jogos Olímpicos de Tóquio são o tema de uma exposição coletiva de artes plásticas patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até ao dia 30 de setembro.

Alentejo Central

Reguengos de Monsaraz

“Noivas do Caminho” de 11 de setembro a 14 de novembro, na Igreja de Santiago

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, vai receber de 11 de setembro a 14 de novembro a exposição “Noivas do Caminho”, de Lu Mourelle.

Algarve

Loulé

Cirurgia medieval é tema de conferência no arquivo municipal de Loulé

Arranca a 18 de setembro o ciclo de conferências “LOULÉ na linha do tempo”, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

PUB